Comitê de Apoio Humanitário é criado para auxiliar famílias atingidas pelas chuvas | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Comitê de Apoio Humanitário é criado para auxiliar famílias atingidas pelas chuvas

Comitê de Apoio Humanitário é criado para auxiliar famílias atingidas pelas chuvas

Depois da trégua registrada no sábado, com o sol aparecendo e o tempo ficando seco durante grande parte do dia, a chegada de um temporal na madrugada de domingo assolou a região metropolitana novamente. Gravataí, Alvorada, Viamão e São Leopoldo, foram algumas das cidades que registraram queda de granizo. Na Aldeia, choveu 71mm nas primeiras horas de ontem, segundo a MetSul, e a água voltou a subir em alguns pontos da cidade novamente. Foram contabilizam estragos nos bairros Vila Rica, Novo Mundo, Passo das Canoas, Caça e Pesca e Mato Alto. Houve novos registros de famílias que precisaram deixar suas casas, algumas pela segunda vez nesta semana. O volume de chuva acumulado é de 307 milímetros desde segunda-feira (13) passada, sendo que a média de todo o mês de julho é de 140 milímetros.
A Prefeitura, através do Comitê de Apoio Humanitário, criado pelo Gabinete do Prefeito Marco Alba, arrecadou durante o final de semana mais de 2 toneladas de alimentos e milhares de itens, como roupas, cobertores e colchões, auxiliando moradores dos locais mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Conforme dados da Defesa Civil, no início da noite deste domingo (19), 8270 pessoas estavam desalojadas (em casas de parentes ou em abrigos providenciados pela Prefeitura). Já outras 82 pessoas são consideradas desabrigadas.
Ontem à tarde, no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, moradores da Vila Maria e da parte baixa da Vila Rica, afetadas pelo Arroio Barnabé, receberam 910 kg de alimentos, mais roupas, colchões e cobertores. No sábado à tarde, famílias da região do Itatiaia já haviam recebido 260 kg de alimentos. Já na Escola Municipal Tancredo Neves, no Caça e Pesca, foram 455 kg de alimentos distribuídos, além de roupas. Desde a última segunda-feira, 13, as chuvas alcançaram os 307 milímetros, chegando ao dobro do previsto para todo o mês de julho.
O prefeito Marco Alba, que coordena as decisões e as ações de recebimento e de distribuição dos donativos, no Ginásio Aldeião, destaca o espírito humanitário dos gravataienses. Durante todo o final de semana, famílias chegavam com roupas, alimentos e colchões, além de acolchoados. “Formamos o Comitê de Apoio Humanitário justamente para envolver a cidade nessa tarefa que é de todos, especialmente dos órgãos oficiais do município, que estão todos mobilizados para receber e entregar as doações”, reforçou o prefeito. O Aldeião seguirá durante toda a semana, das 8h30 às 22h, recebendo donativos.
O que mais preocupa as autoridades é a previsão de mais chuvas durante a semana, reforçando as ações do Comitê de Apoio Humanitário, que têm a coordenação da Secretaria Municipal de Governança Comunitária (SGCOM), mas com apoio das demais secretarias. “A participação de todos, neste momento, é fundamental para que possamos amenizar um pouco o sofrimento dessas pessoas”, disse o secretário de Governança, Alan Vieira, enquanto orientava a entrega de alimentos a famílias no Vila Rica.