Falta de alimentação por sonda nos hospitais não estaria ocorrendo em municípios vizinhos
Devido a diversos relatos da população sobre dificuldades de acesso à alimentação Enteral, ou seja, à alimentação distribuída por sonda, como o trophic e isosource, o vereador Paulinho da Farmácia (PTB), fez um requerimento no último dia 30 de junho para o Governo do Estado, para prestar esclarecimentos sobre a falta destes suprimentos em sessão plenária.
De acordo com o vereador, que lida diretamente com pessoas em estado de vulnerabilidade social e sem condições de adquirir a alimentação, estes problemas já vêm ocorrendo há um bom tempo, o que não se reflete nos municípios vizinhos. “Estes alimentos são fundamentais para a vida dos pacientes e temos relatos de que em locais como Cachoeirinha não há esta dificuldade. Apresentamos o requerimento ao Estado para saber o que está acontecendo”, explica Paulinho.
A sessão ocorre no próximo dia 23 às 17hs e contará com a presença da Coordenação de Políticas da Assistência Farmacêutica (CPAS) da Secretaria Estadual de Saúde que prestará os devidos esclarecimentos.
Texto: Diego da Costa