Unidades de Saúde promovem ações alusivas ao Outubro Rosa | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Unidades de Saúde promovem ações alusivas ao Outubro Rosa

Unidades de Saúde promovem ações alusivas ao Outubro Rosa

As Unidades de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde que integram a Prefeitura de Gravataí têm realizado diversas atividades de conscientização alusivas ao Outubro Rosa. Na última sexta-feira, 14, as Unidades de Saúde da Família Cohab C e Princesa Isabel promoveram várias iniciativas com o objetivo de alertar para os riscos sobre o câncer de mama e a importância dos cuidados para manter a saúde em dia.
A USF Cohab C promoveu o ‘Sábado das Vitoriosas’, com uma programação repleta de atividades para as cerca de 150 mulheres que passaram pelo posto ao longo do último sábado.
“Cada vez mais é preciso informar ao público que o câncer de mama, quando descoberto precocemente, tem grandes chances de cura. Por isso, é imprescindível realizar os exames e tomar todos os cuidados para que esta doença não se agrave. Isto é o trabalho de prevenção que realizamos diariamente” esclarece o secretário da pasta da Saúde Laone Pinedo.

atende-1

// USF Cohab C
Na Cohab C, houve apresentações da banda Starplay, do grupo de teatro Vivências, falando sobre a saúde da mulher; oficina de maquiagem com o objetivo de valorizar a autoestima feminina; maquiagem infantil; exposição de artesanatos e atendimentos que envolveram coleta de exame citopatológico, testes rápidos e requisição de mamografias.
“O mês de outubro é especial para dar atenção à saúde da mulher. A USF se organizou neste ano para fazer um evento maior, proporcionando outras atividades além de preventivo de câncer do colo do útero e requisição de mamografias”, informou a coordenadora da Unidade Ingrid Tólios.
Terezinha Silveira dos Santos, usuária da Unidade, foi uma das mulheres que participou da atividade. “Venho todos os anos e acho maravilhoso, fiz meus exames e recomendo para todas as minhas amigas”, aconselhou.

// USF Princesa Isabel
Na USF Princesa Isabel, houve, além das coletas de exames, testes rápidos e requisições de mamografia, uma palestra sobre a saúde da mulher e outra sobre alimentação saudável.
O coordenador da Unidade, Daniel da Luz Backes, compartilha os resultados da iniciativa. “A importância dessas ações está em proporcionar para as mulheres um dia para cuidar da saúde, além da mobilização de toda equipe da Unidade em proporcionar esta tarde de bem estar”, destaca.

// USF Águas Claras
Já a USF Águas Claras preparou para as pacientes da Unidade o ‘Sábado das Vitoriosas’. O nome é uma homenagem às usuárias do posto que já enfrentaram e venceram o câncer de mama, servindo de exemplo para outras mulheres. De acordo com a coordenadora da Unidade Genandra Folgiarini da Silva, o dia teve por intuito “conscientizar sobre a importância do auto cuidado em relação ao câncer de mama, colo do útero, planejamento familiar e IST’s”.
A programação incluiu palestras sobre o câncer de mama, serviços de embelezamento e empoderamento feminino pela equipe da unidade e Senac, com distribuição de brindes doados pelas Farmácias Fórmula do Vale e Halkalis.
Solange Reis de Oliveira compartilhou seu depoimento de luta contra o câncer. Vitoriosa, a aposentada contou como superou a doença vivida há seis anos e a recente cura de um segundo câncer no intestino. “Enquanto eu tomava banho senti um nódulo em um autoexame de rotina. Fiz quimioterapia e 32 dias de radioterapia. Venci, e hoje estou aqui pois acho muito importante incentivar todas as mulheres a se cuidarem” destacou, emocionando a todas as presentes.
Também durante a manhã, acadêmicos de Enfermagem da Ulbra realizaram coleta de material para exame citopatológico, avaliação das mamas, encaminhamento para realização de mamografia e testes rápidos de HIV. Uma aula de zumba proporcionada pelos professores da academia Bio Equilíbrio engrandeceu as atividades, fazendo o público de mulheres se movimentar durante a ensolarada manhã de sábado.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *