Novembro Azul será marcado por conscientização em Gravataí | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Novembro Azul será marcado por conscientização em Gravataí

Novembro Azul será marcado por conscientização em Gravataí

Após o sucesso das atividades preventivas do Outubro Rosa, a Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal da Saúde, irá promover uma série de ações alusivas ao Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata e cuidados com a saúde do público masculino. Para iniciar as atividades do mês, os participantes do grupo Phôenix de saúde mental, que se reúnem mensalmente na Unidade Básica de Saúde Cohab B, conversaram na última terça-feira, 01, a importância do Novembro Azul. “A psicoterapia propõe reflexões e mudança de atitudes, por isso enfocar o Novembro Azul é promover educação para a saúde integral do homem, alertando também aos familiares”, destacou o titular da pasta da Saúde Laone Pinedo.
Segundo o secretário municipal, a programação do mês envolve ainda rodas de conversa, palestras, testes rápidos, atividades de sala de espera, atividades físicas, oficinas de orientação jurídica e aulas de etiqueta no trânsito. “Nos encontros de saúde mental trazemos para o foco questões diversificadas e importantes para as comunidades”, explicou o psicólogo Gerson Jung, que trabalha há mais de 35 anos na Prefeitura de Gravataí. Paralelamente outros encontros acontecem em regiões descentralizadas e oportunizam esclarecimentos sobre saúde em geral, noções de auto cuidado e auto estima, bem como valorização da cidade.

// PROGRAMAÇÃO

USF COHAB C – 18 nov/tarde – serão realizados testes rápidos, palestras sobre saúde, entre outras atividades.

USF MORUNGAVA – 19 nov, das 08h às 12h e das 13h às 17h, para homens na faixa etária de 20 a 59 anos – consultas de enfermagem, consultas médicas, consultas odontológicas, testes rápidos e atualização de vacinas.
PARQUE DOS ANJOS – 24 nov – palestras, atividades físicas, distribuições de pedidos de PSA, oficina de orientação jurídica e aula de etiqueta no trânsito.

UBS CENTRO – Durante o mês, será feito o fornecimento de requisição do exame PSA (Antígeno Prostático Específico (PSA) no Diagnóstico do Câncer de Próstata) aos homens, conforme protocolo e a realização de testes rápidos.
USF ITATIAIA – Durante o mês, palestras em empresas sistemistas da GM, verificação de sinais vitais, cálculo de Índice de Massa Corporal e orientação sobre saúde bucal.

CENQ – 24 e 25 nov – O Centro Especializado em Nutrição irá realizar avaliação de IMC no dia 24 e palestra sobre obesidade no dia 25, para os funcionários da Secretaria Municipal de Administração.