Município é reconhecido pela redução na mortalidade infantil | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Município é reconhecido pela redução na mortalidade infantil

Município é reconhecido pela redução na mortalidade infantil

O município de Gravataí foi reconhecido pelo Governo do Estado como uma das cidades com melhores índices de redução da mortalidade infantil no Rio Grande do Sul. Na ocasião, o governador José Ivo Sartori e a primeira-dama Maria Helena Sartori realizaram a entrega de certificados ao prefeito Marco Alba e demais municípios contemplados. A cerimônia marcou ainda o anúncio de que o Estado chegou a menor taxa da história, reduzindo a 10,1 para cada mil nascimentos.
O Coeficiente de Mortalidade Infantil é uma taxa, definida de acordo com o número de óbitos de crianças ocorridos antes de completar um ano de idade. O dado tem como base mil nascimentos naquele período. Em Gravataí, o Coeficiente de Mortalidade Infantil chegou aos 6,96, sendo considerado o terceiro melhor do Estado.
“Em Gravataí investimos mais de 25% do orçamento do município em saúde. Temos importantes iniciativas na área, como o Primeira Infância Melhor, que na cidade funciona através do Bebê Saúde, que conta também com o dia do bebê. Ampliamos a estratégia de saúde da família. Há poucos dias inauguramos o novo Centro Obstétrico do Hospital Dom João Becker, que trará mais qualidade e garantia do parto humanizado às gestantes. Temos certeza de que a qualificação desta rede é o que garante a redução de nossos índices”, frisou o prefeito Marco Alba.
O governador José Ivo Sartori lembrou que o resultado é fruto de uma construção histórica. “A redução da mortalidade infantil é fruto de um trabalho realizado pelo Governo do Estado e pelos municípios”, falou. Sartori lembrou que, frente às dificuldades financeiras, somente uma união com os executivos municipais permitirá a mudança em áreas como saúde e educação.
“Esse certificado é um reconhecimento, mas o trabalho deve ser contínuo. Parabéns aos gestores municipais e a Secretaria Estadual da Saúde”, finalizou o governador, que esteve acompanhado do secretário da Saúde, João Gabbardo e de servidores do órgão.
O secretário municipal da Saúde, Laone Pinedo, ressaltou que o resultado alcançado é a conjugação de três fatores: “um plano de governo que atende os anseios da população, uma equipe técnica da Secretaria da Saúde comprometida e uma execução eficiente, que nos colocam como o município com os melhores indicadores da Região Metropolitana”. Por fim, Laone Pinedo frisou que o trabalho segue pela busca por indicadores cada vez melhores.

Dados da mortalidade infantil no município
2013 – 7,9 por mil nascidos vivos
2014 – 7,5 por mil nascidos vivos
2015 – 6,9 por mil nascidos vivos




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *