Lançado Comitê Municiapl de Combate ao Aedes | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Lançado Comitê Municiapl de Combate ao Aedes

Lançado Comitê Municiapl de Combate ao Aedes

Visando reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Gravataí instituiu oficialmente nesta quarta-feira (24) o Comitê de Combate ao Mosquito da dengue, zika e chikungunya. Inédito em todo o estado, o Comitê atuará de maneira intersetorial, realizando ações preventivas e mobilizando ativamente a sociedade civil, através de ações de conscientização e de campo, que terão por objetivo principal eliminar os focos e combater o mosquito transmissor do vírus. O trabalho de campo inicia no próximo sábado (27), às 8h 30, no Bairro Bonsucesso, com 350 pessoas.
O comitê é uma iniciativa envolvendo todas as secretarias e autarquias da Prefeitura e será presidido pelo prefeito Marco Alba, tendo a coordenação técnica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em conjunto com a Secretaria Municipal de Governança Comunitária (SGCOM). Já a coordenação operacional do Comitê ficará a cargo da Secretaria Municipal de Assuntos para a Segurança Pública (SMASP).
De acordo com o prefeito Marco Alba, Gravataí tem primado pela adoção de medidas de saúde preventivas e a instituição do Comitê contra o Aedes aegypti soma-se a essa política.
“A questão da saúde sempre foi uma das nossas prioridades e nela temos por método trabalhar com ações de prevenção. A criação deste Comitê terá por objetivo trabalhar efetivamente no combate ao mosquito, além de propagar iniciativas na área da educação em saúde para a conscientização da população”, destacou o prefeito.
Marco Alba lembrou ainda que, em outros momentos, como no enfrentamento a meningite e também no Comitê de Apoio Humanitário, que atendeu as famílias atingidas pelas cheias, a comunidade se uniu e conseguiu vencer o problema. “Vamos contar com a parceria da iniciativa privada e também da sociedade para realizar ações que mantenham nossa cidade imune da dengue, zika e chikungunya”, finalizou.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Laone Pinedo, dentre as iniciativas propostas pelo Comitê de Combate ao Mosquito da dengue, zika e chikungunya de Gravataí, estão a realização de mutirões de limpeza dos focos de mosquito nos bairros da cidade, trabalho que será desenvolvido junto aos agentes de combate a endemias e comunitários de saúde. “Este ato marca o início dos trabalhos do comitê. O objetivo do processo é promover uma mudança cultural em nossa cidade”, falou.
Já o presidente do Legislativo, Nadir Rocha, ressaltou que “através da ação, a prefeitura mostra sua eficiência no cuidado com as pessoas”. Também estiveram presentes os vereadores Gerson Rovisco, Paulinho da Farmácia, Evandro Soares, Beto Pereira, Maribel Wagner, Alex Tavares, Clebes Mendes e Fred Pinho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *