Gravataí conquista ambulância zero km para o SAMU | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Gravataí conquista ambulância zero km para o SAMU

Gravataí conquista ambulância zero km para o SAMU

Gravataí começou esta semana celebrando uma grande conquista: a aquisição de uma ambulância zero km para o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O veículo foi entregue ao prefeito interino Nadir Rocha na manhã desta segunda-feira, 9, pelo presidente da República, Michel Temer no Parque Assis Brasil em Esteio e faz parte do projeto do Governo Federal de renovação de frota do SAMU.
O Rio Grande do Sul recebeu 61 das 340 ambulâncias que serão entregues em todo o país. “Ficamos imensamente felizes em vislumbrar a concretização de um pedido feito em março de 2016 pelo prefeito Marco Alba e que contou com o engajamento do nosso deputado federal Jones Martins. Para nós, Saúde sempre foi uma prioridade de Governo e a chegada de mais uma ambulância para Gravataí é mais uma prova desse compromisso”, disse o prefeito Nadir Rocha.
Para o secretário municipal da Saúde, Laone Pinedo, que na ocasião esteve acompanhado do coordenador do setor de Urgência e Emergência da Secretaria, Leonardo Medeiros, a nova ambulância irá se somar às outras cinco que Gravataí já dispõe. “Temos outras três que chegaram à Gravataí entre 2014 e 2015 e outras três mais antigas. Uma, que está inservível, será substituída por esta que recebemos hoje”, comentou.

Renovação de frota
O presidente Michel Temer ressaltou que através da iniciativa será renovada 27% da frota do SAMU no Estado. Pelas normas federais, as prefeituras podem pedir a substituição dos veículos quando completam 200 mil quilômetros rodados ou três anos de uso. Entre os municípios contemplados, 54 receberam unidades básicas e sete ficaram com UTIs móveis, que funcionam com a presença de um médico a bordo.
“Novos veículos eram solicitados desde março de 2015 pelos prefeitos. Com a iniciativa, saem de circulação dezenas de ambulâncias que passavam longos períodos nas oficinas, onerando os municípios com elevado custo de manutenção”, observou o presidente Temer, fazendo um agradecimento especial aos ministros gaúchos presentes Eliseu Padilha, da Casa Civil; Osmar Terra, Desenvolvimento Social e Ronaldo Nogueira, do Trabalho, além de cumprimentar o ministro da Saúde Ricardo Barros, o governador José Ivo Sartori e o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, que também preside o Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Saúde.
O governador do Rio Grande do Sul agradeceu pelo envio da nova frota e pelo presidente Temer escolher o estado como primeiro destino de visita do presidente em 2017. “Sentimo-nos honrados por sermos contemplados com o segundo maior quantitativo de ambulâncias entre os estados do Brasil, veículos estes que representam um alento para a assistência em saúde dentro do nosso estado”, agradeceu Sartori. O Rio Grande do Sul ficou atrás apenas de São Paulo, que será contemplado com 81 veículos.

Mais avanços na saúde em Gravataí
Além das novas ambulâncias do SAMU, a administração de Gravataí investiu nos quatro anos maciçamente em outras ações de saúde emergencial. A construção de duas Unidades de Pronto Atendimento – uma na região das Cohabs que será entregue em fevereiro, e outra nas Moradas do Vale -, demonstra essa preocupação. Além disso, a Prefeitura conquistou quatro novas ambulâncias modelo tipo ‘A’, para serem utilizadas no transporte de pacientes de baixa complexidade. A nova frota foi uma exigência contratual da Administração Municipal no processo de licitação da empresa prestadora do serviço em 2016.

1483979904_09012017-ksv_1795