Consultas serão marcadas através de teleagendamento | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Consultas serão marcadas através de teleagendamento

Consultas serão marcadas através de teleagendamento

Segundo o prefeito Marco Alba a proposta já vem sendo discutida há mais tempo no município, na busca de proporcionar mais conforto e comodidade aos pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde. “Através do teleagendamento o paciente não precisa ir até o posto marcar a sua consulta, ele pode fazer isso de onde estiver, através do telefone. É muito mais prático e rápido. Esta é mais uma iniciativa no cuidado com as pessoas” explica, compartilhando que devem ser beneficiadas inicialmente as Unidades Básicas de Saúde com maior volume de pacientes, como a Vila Branca, São Judas Tadeu, São Geraldo, Cohab A e Morada do Vale I.
Além disso, o serviço de marcação de consultas via telefone também deverá acabar com as eventuais filas para agendamento de consultas nos postos de saúde que ainda não atendem na modalidade de estratégia em saúde da família. “Como nestas Unidades o atendimento não é por acolhimento e sim por agendamento, o paciente acaba tendo que aguardar o dia certo para se dirigir até o posto e marcar sua consulta. Através do teleagendamento, isso se torna muito mais prático”, enfatiza o secretário municipal da Saúde Laone Pinedo.

Administração Municipal dá prosseguimento à implantação do sistema
Após o encontro pela manhã no gabinete do prefeito, membros da Secretaria Municipal da Saúde estiveram reunidos para tratar a implantação da Central de Teleagendamento no município, fazendo um levantamento total das condições necessárias para viabilizar a efetivação do sistema.
“Estamos finalizando toda a informatização qualificada das 28 Unidades de Saúde no município, um dos pré-requisitos para isso; devemos ainda promover a qualificação de recepcionistas que farão parte da Central, bem como a formação das equipes das Unidades de Saúde” adianta Laone. Também será elaborado um material informativo para a comunidade conhecer este funcionamento e todas as suas possibilidades de utilização.

Ações na área da saúde beneficiam população
Outras iniciativas no âmbito da saúde já estão melhorando significativamente a qualidade de vida da população gravataiense. A ampliação da cobertura em Estratégia de Saúde da Família deu um salto de 24% em 2013 para 55% atualmente.
Além disso, a Prefeitura está construindo duas Unidades de Pronto Atendimento e já inaugurou as novas Unidades de Saúde Cohab C, Parque dos Eucaliptos, Morada do Vale II, além de ter ampliado e reformado outras estruturas de saúde do município. A modernização e ampliação do Centro Obstétrico do Hospital Dom João Becker contribuíram para o atendimento focado na humanização do parto e garantem mais saúde para os recém nascidos e mães de Gravataí.