Construção da primeira UPA de Gravataí está em fase final | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Construção da primeira UPA de Gravataí está em fase final

Construção da primeira UPA de Gravataí está em fase final

2-14

Gravataí prepara-se para receber mais uma grande obra no âmbito da Saúde: a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, que está em fase final de edificação. Localizada na Avenida Dorival Cândido de Oliveira, esquina com a ERS 118, na região das Cohab’s, a estrutura está recebendo as últimas intervenções e em breve será inaugurada pela Prefeitura, garantindo à população a oferta de mais um serviço de urgência e emergência.
“A inauguração da primeira UPA representará um marco histórico para a cidade, pois com ela desafogaremos os serviços de urgência no Pronto Atendimento Municipal 24h e no Hospital Dom João Becker, garantindo mais acessibilidade e maior oferta de atendimento nesta modalidade para a população de Gravataí”, explica o secretário municipal da Saúde Laone Pinedo.
A UPA terá porte II, com investimentos em estrutura de R$ 3,1 milhões. O local contará com cerca de 180 profissionais, entre os quais 60 médicos, com capacidade mensal para cerca de 20 mil atendimentos. A UPA terá mais de 1000 m² e disponibilizará serviços especializados com Clínico Geral, Cirurgião, Pediatria e Traumatologia.
“O compromisso com a área da saúde sempre foi prioridade desta gestão desde o primeiro dia de governo e isso se reflete na inauguração da primeira UPA da cidade”, acrescentou o secretário, informando ainda que as obras da segunda Unidade de Pronto Atendimento na região das Moradas do Vale também continuam em ritmo acelerado. “A UPA das Moradas tem previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2017”, conclui.
A aposentada Beatriz dos Santos Ângelo mora na Cohab B e aguarda ansiosamente a inauguração da primeira UPA de Gravataí. Ela afirma que a cidade melhorou bastante nas questões envolvendo a saúde e opina que a construção das duas Unidades de Pronto Atendimento facilitarão o acesso ao serviço de urgência para a população.
“Acho que a cidade só tem a ganhar. Muito já se avançou e com a inauguração da nossa UPA aqui nas Cohab’s ficará ainda melhor, pois é um local estratégico, de fácil acesso e a oferta de serviços aumentará bastante. É muito bom saber que em breve contaremos com mais esta estrutura à nossa disposição”, destaca a aposentada.

// Estrutura da UPA das Cohab’s: 4 consultórios médicos; Sala de assistência social; Sala de eletrocardiograma; Sala de inalação; Sala de curativos; Sala de material; Sala de gesso/imobilização; Sala de radiologia; Salas de observação masculina, feminina e infantil; Sala de isolamento; Sala de eletrocardiograma; Sala de urgência com capacidade para três leitos.