Marco Alba recebe o secretário estadual de Segurança Pública | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Marco Alba recebe o secretário estadual de Segurança Pública

Marco Alba recebe o secretário estadual de Segurança Pública

O prefeito Marco Alba recebeu na tarde desta quinta-feira, 27, em seu gabinete, o secretário estadual de Segurança Pública Cezar Schirmer. Durante o encontro, que também contou com a presença de representantes dos órgãos de segurança pública do estado e do município, foi dialogado sobre as ações interligadas entre as instituições para reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população.
O prefeito Marco Alba agradeceu pela visita do secretário de estado, e disse que a Guarda Municipal de Gravataí já trabalha de forma articulada com a Brigada Militar e a Polícia Civil. “Já temos esta convivência entrosada entre as forças de segurança na nossa cidade. Esta é uma área delicada, que requer muito esforço e cuidado e nós estamos buscando junto ao governo do estado esta aproximação cada vez mais profícua e colaborativa”, disse Marco Alba.
O secretário da pasta estadual de Segurança Pública Cezar Schirmer compartilhou que o prefeito Marco Alba é dos prefeitos mais engajados no que tange à segurança pública de seus munícipes. “O Marco foi o primeiro gestor a me ligar após a minha posse à frente da Secretaria. De pronto ele solicitou uma reunião de trabalho para dialogarmos sobre ações de segurança para a cidade”, comentou o secretário, que também apresentou o panorama da segurança pública no estado.
“O tráfico e o consumo de drogas são o que mais sustentam e incitam a criminalidade. Anualmente, contabilizamos 60 mil homicídios no estado e 250 mil veículos roubados. O quadro é dramático”, lamentou o secretário. “É preciso que cada um faça sua parte. Órgãos de segurança devem seguir o exemplo de Gravataí e trabalhar cada vez mais entrosados no combate ao crime”, completou.
“Os governantes, juntamente com os demais poderes e segmentos sociais, também devem promover políticas de esporte, educação e cultura para transformar esse tipo de comportamento na sociedade que começa dentro de casa. Hoje, o maior número de ligações para o 190 é de denúncias sobre violência doméstica. A mudança também passa pelos pilares da convivência familiar”, finalizou Schirmer.

// Atuação da Guarda Municipal de Gravataí e demais forças de segurança no município elogiada

Em Gravataí, o secretário municipal de Assuntos para Segurança Pública André Brito destacou que a Guarda Municipal já atua de forma mais efetiva no combate à violência e na promoção da segurança pública, com o chamado “poder de polícia” e autorização do porte de armas. O secretário municipal apresentou as ações de segurança que já estão sendo desenvolvidas pela GM.
“O Policiamento Comunitário, em que um GM e um oficial da Brigada Militar fazem rondas pelas ruas da cidade é um exemplo de como a integração é o sucesso para as políticas de segurança pública. A nossa Guarda também atua de forma engajada na proteção à população através do Grupamento Ambiental, Grupamento de Operações com Cães, Grupamento patrimonial e a Patrulha Escolar, que realiza rondas periódicas no perímetro escolar, protegendo as crianças, pais e professores na região”, disse Brito, enaltecendo que os agentes da GM passam por qualificações e treinamentos periódicos para aprimorar a prestação do serviço aos munícipes.
Outra iniciativa de segurança que está sendo concretizada no município é a construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros. “Além disso, estamos estudando a implementação da Central de Videomonitoramento com as imagens captadas pelas câmeras instaladas na cidade que a Guarda Municipal já monitora, espelhadas para a Brigada Militar”, compartilhou o prefeito Marco Alba.
Uma reunião para os próximos dias ficou agendada entre as autoridades para dar continuidade às tratativas e ao plano de ações integradas de segurança pública na cidade.