Em audiência realizada na tarde desta quinta-feira (12), o prefeito Marco Alba, acompanhado de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, reuniu-se com o governador José Ivo Sartori. O encontro foi solicitado pelo prefeito após pedido do Sindicato em virtude da demissão de 300 funcionários da GM.
“A GM e os sistemistas são responsáveis pela maior fatia do retorno de ICMS de Gravataí. A redução ocasionada pela crise afeta diretamente a arrecadação e também a economia local. O desemprego é um dos piores efeitos causados pela crise econômica e política que afundou o país nos últimos meses”, destacou o prefeito Marco Alba.
Durante o encontro, José Ivo Sartori comprometeu-se a buscar formas de solucionar o desemprego no setor automotivo em Gravataí. “Vamos manter um diálogo permanente com o prefeito Marco Alba para construir um debate sobre formas de contornar a crise”, disse o governador.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra), Valcir Ascari, voltou a ressaltar que algumas alternativas são propostas para o enfrentamento da crise. Segundo Ascari, a renovação da frota é um ponto que pode influenciar na retomada do crescimento para o mercado. O secretário municipal de Governança Comunitária, Claiton Manfro, participou da agenda.
Sindicato busca acordo no TRT/RS
O Sinmgra buscou, junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RS), a reintegração dos 300 funcionários demitidos da GM. Em encontro realizado na quarta-feira (11), não houve acordo entre a montadora e o Sindicato. Uma nova audiência de mediação foi marcada para a próxima segunda-feira (16), entre Sinmgra e TRT/RS.
Lay-off na GM
Em dezembro de 2015, 800 funcionários do terceiro turno da fábrica (horário noturno), foram informados do lay-off. Nesta condição, os profissionais são afastados mas seguem sendo remunerados.