Marco Alba anuncia fibra ótica no município para instalação de câmeras para videomonitoramento | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Marco Alba anuncia fibra ótica no município para instalação de câmeras para videomonitoramento

Marco Alba anuncia fibra ótica no município para instalação de câmeras para videomonitoramento

A área da segurança está sendo o foco do prefeito Marco Alba ao iniciar o seu segundo mandato à frente do Executivo de Gravataí. Nesta terça-feira (11), Marco Alba anunciou, com a presença de boa parte dos vereadores do município, a implantação de uma rede de fibra ótica em boa parte de Gravataí que permitirá, ainda este ano, a instalação inicial de 70 câmeras em áreas públicas da cidade.
“A estratégia contempla a instalação de câmeras de segurança com captação de imagens, 24h por dia, com alta definição em 50 pontos da cidade e outras 20 câmeras com sistema de reconhecimento facial, equipadas com tecnologia digital utilizada em países já bastante desenvolvidos”, justificou o chefe do Poder Executivo.
“A falta de segurança foi uma das principais preocupações demonstradas pela população no último pleito e nós vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para minimizar esse aspecto”, completou.
Para tanto, já nos próximos dias será iniciada a construção da rede de fibra ótica com mais de 160 km interligando 170 pontos de governo como escolas, postos de saúde e mais 20 praças públicas e parques, como explica Luciano Frizon, diretor da Superluc Tecnologia, que afirma em até seis meses o prazo para término do trabalho.
“Além das câmeras de videomonitoramento, a Prefeitura terá uma economia na ordem de 50% com a implantação de uma rede de telefonia e internet com muito mais velocidade, que passarão pelas novas fibras óticas. Outro ganho para a população será a disponibilidade de wi-fi gratuito em praças e parques públicos”, compartilhou Frizon, comparando a fibra ótica à “uma estrada veloz por onde passam os serviços”.
“Estas são tecnologias utilizadas por governos internacionais e Gravataí está dando um grande passo, sendo um exemplo para todo o país de modernização de seu sistema digital, aliando economia, segurança e oferta de serviços para a população”, explicou o secretário da Administração e Recursos Humanos, Alexsandro Vieira.

Segurança reforçada com chamamento de mais 41 guardas municipais
Ainda na tarde de ontem, o prefeito Marco Alba encaminhou ao Legislativo Municipal projeto de lei solicitando a autorização para chamamento de mais 41 guardas municipais aprovados no últimos concurso público realizado em 2015. Com a autorização, o município de Gravataí passará a contar com um efetivo de 240 oficiais da guarda para reforçar a segurança na cidade.