Surge nova variante do Covid no Litoral Norte

O COE da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde informou esta noite que além da detecção da variante P1 (Manaus), hoje foi confirmada a variante P2 em amostras de Torres e Capão da Canoa. Estas cepas estão associadas a maior contágio e aumento do número de casos graves.

O COE da 18ª CRS divulga o Boletim Coronavírus n° 230 e informa que o Litoral Norte possui 38.291 casos confirmados, nas últimas 24 horas foram 466 casos novos confirmados. Em apenas 11 dias deste mês, a região já ultrapassou o total de casos confirmados do mês de novembro (5.226) e o total de óbitos de dezembro (122).

Desde ontem foram notificados 19 óbitos (4 em Tramandaí, 3 em Capão da Canoa e Torres, 2 em Maquiné e um Arroio do Sal, Capivari do Sul, Cidreira, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia e Três Cachoeiras), totalizando 681. Há 5.232 pacientes com a doença ativa e 286 internados.

A taxa de ocupação de UTI está em 99% e a de leitos clínicos em 115%. A partir de hoje a região conta com 128 leitos clínicos para Covid-19, com o incremento de leitos no hospital Nossa Senhora dos Navegantes, de Torres.

Apesar deste esforço dos hospitais em aumentar sua oferta de leitos, a lista de espera por leitos continua muito além da capacidade de atendimento da região. Hoje há 62 pacientes aguardando um leito de UTI e 44 aguardando um leito clínico.

Ontem, dos 104 pacientes que aguardavam leito clínico ou de UTI, 41 tiveram seus pedidos encerrados, dos quais 9 com evolução para óbito.

Muitos pacientes permanecem intubados fora da UTI devido à falta de leito, faltam equipamentos, medicamentos e profissionais de saúde para atender toda a demanda em hospitais, UPAs, Pronto-Atendimentos e Unidades exclusivas destinadas a suspeitos de Covid-19. Esse colapso na rede assistencial continuará a provocar óbitos por falta de atendimento adequado.

Além da detecção da variante P1 (Manaus), hoje foi confirmada a variante P2 em amostras de Torres e Capão da Canoa. Estas cepas estão associadas a maior contágio e aumento do número de casos graves.

O COE Regional conclama a população a permanecer em casa e adotar todas as medidas protetivas já
amplamente divulgadas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade