Os 100 dias do secretário Charlis a frente da Saúde | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Os 100 dias do secretário Charlis a frente da Saúde

Os 100 dias do secretário Charlis a frente da Saúde

A reportagem da Folha Patrulhense conversou esta semana com o atual secretário Municipal de Saúde de Santo Antônio da Patrulha, Charlis Santos sobre seu trabalho e os avanços da saúde em seus primeiros 100 dias à frente a Pasta.
Percorrendo os corredores do Posto de Saúde Central, o secretário passo a passo nos apresentou as ações e mudanças que sua equipe vem promovendo para melhorar o atendimento e os serviços de saúde no município. Segundo ele, todas as medidas buscam qualificar a saúde, os espaços físicos, as equipes e a acolhida, e a qualidade dos atendimentos de forma rápida.

• MELHORIAS

A nova Farmácia do Posto Central que atendia nos guichês de rua, agora passou para dentro do posto, promovendo mais conforto e praticidade, evitando filas através da distribuição de senhas. A unificação das recepções de atendimento: Amarela, Azul e Verde para acolhimento e encaminhamentos aos atendimentos, a mudança do GERCON, descendo para o andar térreo trazendo mais acessibilidade aos usuários, à reforma da Unidade Móvel que está pronta e retomou atividades no interior do município, a readequação da coleta de lixo, do Posto Central o amplo trabalho no CAPS, com melhorias da infraestrutura, assim como mais profissionais que fortaleceram a equipe.
Também foram nomeados quatro novos enfermeiros, um novo psicólogo para o CAPS, um novo fonoaudiólogo, todos chamados do último concurso de 2018. Nossos setores de Transportes e Fisioterapia também estão fortalecidos, recebendo atenção em busca de sempre melhor qualificar e atender.

• ÁREA TÉCNICA

Disse também o secretário: “Estamos caminhando para a contratação de um médico para o Posto de Saúde da Várzea, um para o Posto de Saúde Central, um para a Unidade Móvel de Saúde e um psiquiatra para o CAPS. Nomeação de mais um enfermeiro. Ainda na área técnica já está em fase de estudos para implantação do novo modelo de acolhimento pela enfermagem da demanda de atendimento clínico da Unidade Central e ESFs, com foco na atenção em saúde pela enfermeira, evitando assim a limitação de senhas ao atendimento e também a demora e necessidade de o patrulhense madrugar na fila, uma grande queixa de nossa população”.

• ÁREA DE INFRAESTRUTURA

Na área de infraestrutura está havendo avanço no processo de abertura de licitações para as melhorias com reforma, colocação de toldos, placas e pintura externa dos Postos de Saúde de Agasa e Miraguaia, e melhorias na unidade de saúde de Vila Palmeira, no interior. Na cidade, os Postos de Saúde da Várzea e Menino Deus também receberão pintura. O Posto de Saúde Central receberá reforma da Sala de Vacinas, Corredor do Acolhimento, melhorias externa com pintura completa de todo o posto.
Ainda em infraestrutura disse o secretário Charlis Santos que estará sendo renovada nos próximos meses a frota de veículos com a chegada de uma nova ambulância, cinco novos carros, uma nova Van adaptada para pacientes com necessidades especiais, e uma solicitação ao deputado Alceu de uma nova ambulância SAMU para nosso município. O SAMU também ganhará seu novo espaço próprio, com licitação prevista para a obra de reforma que ficará em um anexo junto ao Hospital.
“Nossa Odontologia terá uma área própria para atendimento. Está em início o processo licitatório para a empresa que começará nos próximos meses as obras da Clínica Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Patrulha, que ficará instalado aos fundos do Posto de Saúde Central”, acrescenta o secretário.
Os setores de recepções do Posto de Saúde Central passarão a atender o chamado do paciente ao atendimento por Totens, modelo como hoje é a chamada por senha nas agências bancárias, senha digital e na tela da televisão, tudo isso evitando a poluição sonora dos ruídos dos microfones e muitas vezes, pela voz do atendente. Tudo com identificação de cores e senhas comuns e preferenciais.

• PROGRAMAS E PROJETOS

Estão acontecendo também avanços nos programas como o Samuzinho na Escola, o Grupo da Dor voltado a acolher e trabalhar pacientes com Fibromialgia, doenças reumatologicas e outras, o Programa de Prevenção a Depressão e ao Suicídio, a Rede de Atuação Integrada em Urgência e Emergência de Santo Antônio da Patrulha, o Mamá Patrulhense para a amamentação que integrará as ações do Programa Mãe Patrulhense, as Hortas Comunitárias dos EFS, que já estamos iniciando o projeto piloto no Posto de Saúde Vila Palmeira. Serão hortas produzidas pelos próprios pacientes dos grupos de ajuda e acompanhamento dentro das unidades.

• PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR DA SAÚDE

Por fim, afirma o secretário Charlis Santos: “Promovemos durante este período, a manutenção da capacitação continuada dos servidores da saúde, as ações de qualificação das lideranças de equipes, a parceria com a FURG para a promoção da formação dos funcionários, assim como, a implantação de um programa de meritocracia e acolhida do funcionário promovendo motivação, qualidade do ambiente de trabalho e engajamento de equipes. Tudo gera mais qualidade no atendimento ao público”.