MP DEFLAGRA OPERAÇÃO CONEXION | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

MP DEFLAGRA OPERAÇÃO CONEXION

MP DEFLAGRA OPERAÇÃO CONEXION

Do Jornal Zero Hora:
Operação do MP desarticula cartel de empresas de coleta de lixo Ministério Público

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), com o apoio da Brigada Militar, cumpre 18 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva em mais de dez municípios gaúchos, na manhã desta terça-feira. Batizada de Conexion, a operação foi desencadeada a partir de denúncias da existência de um cartel formado por empresas do ramo da coleta do lixo.

De acordo com a Promotoria de Justiça Especializada Criminal do MP, o grupo de empresários fraudaria processos licitatórios e faria a divisão de mercado de atuação de cada empresa, eliminando o caráter competitivo do mercado.

Depois de sete meses de investigações com escutas telefônicas, os mandados são cumpridos em Porto Alegre, Alvorada, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Torres, Novo Hamburgo, Igrejinha, Canela, Taquara, Carlos Barbosa, Paraí e Arroio do Meio.

Na associação denominada Agelurb (Associação Gaúcha das Empresas de Limpeza Urbana), fundada pelos grupo de empresas, com sede em Novo Hamburgo, ela realizava a divisão do mercado e se determinava qual empresa seria a vencedora da próxima licitação ou alvo de contratação emergencial por parte de algum município.

Entre as empresas que fariam parte do esquema está a Eco Limp, que já atuou em Santo Antônio da Patrulha. A Prefeitura deverá se manifestar sobre o assunto ainda hoje.



Profissional atuando há 50 anos no jornalismo.