Jovem promessa do skate | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Jovem promessa do skate

Jovem promessa do skate

Filipinho Rocha disputa o campeonato gaúcho de skate mirim e pode fechar o ano como campeão gravataiense da categoria.

Ele está em primeiro lugar no ranking da sua categoria em Gravataí, e falta apenas uma etapa para confirmar esta marca. Seu nome é Felipe de Almeida Rocha, tem 13 anos, e desde cedo passeia pelas ruas sobre as quatro rodinhas do seu skate. Incentivado pelo pai, o menino desbrava o estado participando também do Campeonato Gaúcho de Skate. A jovem promessa do esporte radical de Gravataí não pretende parar tão cedo, e busca aperfeiçoar cada vez mais sua técnica, em seus treinos diários.

No último final de semana, ele ficou em quarto lugar no campeonato da União de Skate de Esteio, onde disputou com 60 participantes. Antes disso, no sábado, ele conquistava o segundo lugar no torneio Kids Assagra, organizado pela Associação dos Skatistas da Aldeia de Gravataí. Em Bagé, na primeira etapa do Gaúcho, garantiu a sétima colocação, e aguarda as próximas cinco etapas que ocorrerão no Estado. Filipinho, como é conhecido, disputa a categoria mirim de skate street.

Para garantir a primeira colocação no ranking municipal, e o prêmio de Campeão Mirim 2015, Filipinho precisa conseguir um lugar no pódio, na última etapa. Atualmente ele está 400 pontos na frente do segundo colocado. O evento não tem data para ser realizado, mas deve acontecer assim que a nova pista do Skate Park de Gravataí for inaugurada.

Toda correria em campeonatos, treinos e estudos não são um problema para o menino, que freqüenta o 9º ano da Escola José Maurício. Ele estuda na parte da manhã, e treina durante as tardes. O local de treino não é dos melhores, mas ainda assim é a melhor opção da região. “Uso no momento a Praça do Tuiuti, como é conhecida, os praticantes mesmo colocaram caixotes e corrimões neste lugar”, destacou Filipinho.

11292632_575820399227214_1667429196_n

O pai, Alessandro Rocha, também praticava o esporte quando era adolescente, e desde que seu filho começou a andar na rua, incentivou o uso do skate e não parou mais. “Hoje ele não anda na rua sozinho, somente comigo e em pista para treinar para os campeonatos que acontecem nos fins de semana”, destacou Alessandro.

Filipinho está competindo há dois anos, e hoje em dia gosta muito das competições, se destacando no último ano. Alessandro ensinou o filho a se equilibrar no shape, mas as manobras ele foi aprendendo com os amigos, como acontece com a maioria. “Levei ele nos eventos mesmo sem entender muito de competição, para se familiarizar com o esporte”, salientou o pai do skatista.

“Estou me esforçando bastante para manter ele no esporte, mas não é fácil e o custo é alto”, afirmou o pai de Filipinho. Atualmente o atleta conta com o apoio da marca Kick e da Assagra. Alessandro busca fazer um trabalho sério, e cuida da carreira do filho. Novos apoiadores podem entrar em contato com ele pelo fone 51 8490 2595.

Filipinho aconselha a prática do esporte, e incentiva os mais novos a andar de skate. “Muitas amizades eu fiz e o pessoal também pode fazer. Você acaba se divertindo com tudo, e o skate é um esporte que faz muito bem a saúde. São muitos benefícios”, destacou o jovem atleta.

No próximo sábado, Filipinho volta para Esteio, para participar do 2º Venice Skate Champ. Seguindo assim o longo caminho de construção da sua carreira, e de seu sonho de ser um skatista profissional, representando o Brasil no Street League. Como fez seu ídolo, Luan de oliveira, quando conquistou a medalha de prata.

11301411_575815922560995_1538132786_n