ATRASO NO REPASSE DE VERBAS ATRASA UPA'S | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

ATRASO NO REPASSE DE VERBAS ATRASA UPA’S

ATRASO NO REPASSE DE VERBAS ATRASA UPA’S

Unidades de Pronto Atendimento do município estão orçadas em mais de dois milhões de reais.

A população gravataiense aguarda ansiosa por uma solução no sistema de saúde da região. Mas conforme o andamento das obras das novas UPA’s do município, esta espera pode demorar mais tempo do que o previsto. Ao todo serão duas novas unidades de saúde no município. Na parada 74, as obras seguem lentamente, mesmo com 5 meses de atraso, e ainda com muito o que fazer. Na Morada do Vale a obra está dentro do prazo. Uma das causas desta demora seria o atraso de repasses do governo estadual.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cohab C teve sua obra iniciada em fevereiro de 2014, e quando estiver em funcionamento terá em torno de 200 profissionais de várias áreas como clínicos gerais, traumatologistas, cirurgiões, pediatras, entre outros. A Prefeitura estima que sejam atendidas de 250 a 300 pessoas por dia nesta unidade. A primeira UPA fica localizada na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, parada 74, próximo a RS 118.

A sua estrutura deverá ter mais de mil metros quadrados, divididos em consultórios médicos, salas de urgência, eletrocardiograma, radiologia e inalação. Porém, segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, as obras estariam em ritmo lento devido ao atraso do repasse de cerca de um milhão de reais por parte do Governo do Estado. A nova estimativa é de que seja concluída até o final de 2015. Atualmente, estão sendo encaminhadas as esquadrias utilizadas no prédio e em breve devem começar diversas obras de acabamento no local.

A UPA da Cohab C está orçada em R$ 2.743.432, 45 e a UPA da Morada do Vale em R$ 2.720.083, 84. Esta última, que iniciou as obras em Abril, tem a conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. Além destas duas unidades de saúde, o Atendimento 24 horas, localizado na ERS-118, também funcionará como UPA, conforme projeto aprovado em 2012.

DSC02676

DSC02672

DSC02675