Zaffalon e Corsan dão ordem de início para a construção de novo reservatório de água na Morada do Vale

O prefeito Luiz Zaffalon recebeu representantes da Corsan, incluindo o seu diretor-presidente, Roberto Barbuti, e o diretor de Expansão, Julio Hofer para uma apresentação do plano de ações e investimentos da autarquia na cidade e região que impactam no serviço entregue em Gravataí. O valor estimado de investimento está na casa dos R$ 500 milhões. Há obras para curto, médio e longo prazos.
O encontro ocorreu na terça-feira, 15. Na mesma oportunidade, foi assinada a ordem de início da obra que amplia o trabalho de reservação na região das moradas do Vale. Em um terreno, na esquina das ruas Armando Divan e Alcidez Gonzaga, está sendo construído um novo reservatório de água, em aço vitrificado, com capacidade de 3 milhões de litros, que deverá atender cerca de 67 mil habitantes. O valor estimado da obra é de R$ 3,88 milhões e o tempo de execução é de um ano.
Segundo o prefeito Zaffa, estes anúncios são de extrema importância para o município. “Fiz uma forte cobrança, no início deste ano, à Corsan, porque acreditamos e precisamos dos investimentos, que em resposta, a companhia anuncia hoje. A obra do novo reservatório, na Morada do Vale, é moderna e busca resolver o problema da falta de água. É um momento histórico para essa região.” O prefeito lembrou que a visita da Corsan não foi protocolar. “Estas obras apresentadas, com cronograma, impacto e investimento irão entregar para Gravataí o que a nossa sociedade realmente precisa”, comemorou Zaffa.
Em sua fala, o diretor-presidente Barbuti ressaltou que as iniciativas anunciadas pela Corsan buscam mudar a realidade do saneamento local de forma consistente e sustentável. “Temos desafios também no abastecimento de água. A Corsan vem buscando aumentar a segurança hídrica da região e construir alternativas à água captada no rio Gravataí”, frisou, informando que a companhia tem buscado renovar as fontes de recursos financeiros, por meio de financiamentos e de abertura de capital.
Já, o diretor de Expansão Hofer, realizou uma apresentação sobre os empreendimentos em execução e previstos para Gravataí e região metropolitana que impactam no serviço prestado à cidade. “São investimentos planejados, já previstos em orçamento, com execução planejada ou em andamento”. Ele explicou que os sistemas de água e esgoto de Gravataí e Cachoeirinha funcionam de forma integrada, contando também com captação de água em Canoas. Afirmou ainda que, no esgotamento sanitário estão em andamento a ampliação das estações de tratamento de esgoto (ETEs) Parque dos Anjos e Freeway e a execução de redes coletoras, Estações de Bombeamento de Esgoto (EBEs) e linhas de recalque nos bairros Tom Jobim, Moradas do Vale I e II e Parque Ipiranga.
No abastecimento de água, estão sendo executados um novo reservatório, que é o caso do novo tanque que iniciou as obras na Morada do Vale I, e uma adutora de água tratada em Cachoeirinha, partindo desde a avenida Flores da Cunha até o Centro de Reservação (CR) Vista Alegre.

Obras em fase de projeto
Na fase de projeto, de acordo com Hofer, encontram-se as seguintes ações: melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cachoeirinha (ampliação de produção com instalação de lamelas flexíveis nos decantadores); interligação, por meio de nova adutora, entre a ETA Gravataí e o CR Ciprestes; nova adutora entre a ETA Gravataí e o reservatório R-34 (Santa Cecília); aumento de vazão de água bruta de Canoas para a ETA Cachoeirinha, com substituição da adutora existente; nova captação de água no arroio das Garças; implantação de sistema de abastecimento em Viamão com captação de água no Guaíba, nova ETA, reservatórios e adutoras (o que vai aumentar a disponibilidade de água para várias cidades da Região Metropolitana, incluindo Gravataí); ampliação da produção da ETA Gravataí em 50%, passando para 750 l/s; interligação entre os CRs Ciprestes e Vista Alegre, com nova adutora; aumento da capacidade da ETA Cachoeirinha para 1400 l/s (acréscimo de 50%); nova adutora entre Gravataí e Cachoeirinha, com substituição da existente; e nova adutora entre a ETA Alvorada e a ETA antiga em Gravataí, localizada no Distrito Industrial.

Mais água para as moradas do Vale
Após a reunião, os representantes da Corsan e da Prefeitura dirigiram-se à área onde será construído o novo reservatório de 3 milhões de litros, que vai beneficiar a região Noroeste da cidade, o que inclui as Moradas do Vale I, II e III. A principal função do novo reservatório é reforçar a oferta, garantindo o abastecimento por mais tempo para a população durante situações de falta de água no sistema.
Estiveram acompanhando a ação o ex-prefeito Marco Alba, o vice-prefeito Levi Melo, o secretário Municipal de Obras Públicas, Paulo Martins e os vereadores Áureo Tedesco, Alex Peixe e Fábio Ávila, além de diversos funcionários da Corsan.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade