"Você se mexe e o mundo mexe junto" | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

“Você se mexe e o mundo mexe junto”

“Você se mexe e o mundo mexe junto”

“Você se mexe e o mundo mexe junto”, este foi o lema do Dia do Desafio 2017. A atividade, que aconteceu ao longo desta  quarta-feira, 31, teve sua abertura oficial  pela manhã, na Praça da Bíblia, que foi palco para diversas ações. Com o público animado e cheio de energia, Gravataí, encarou a cidade peruana de Cajamarca. Entre as iniciativas esteve o ‘Desafio Fumo Zero’ promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em que equipes de saúde bucal realizaram exames preventivos de câncer de boca, e esclareceram dúvidas da população.Também aconteceu a troca de maços de cigarros por mudas de plantas cedidas pela pasta de Agricultura e Abastecimento. Além disso, durante o dia, o público teve aulas de ginástica, zumba, cross fit, ritmos e outras modalidades. Os presentes também puderam usufruir dos serviços de quick massage, oferecidos pelo Centro Físico Corpus, e corte de cabelo, barba e medição de pressão, proporcionados pelo Senac. “Achei ótimo, é muito legal”, disse empolgada a moradora do bairro Itacolomi, Izabel Garcia.

Corrida noturna marcou o início das atividades

O Dia do Desafio 2017 começou desafiando os limites do frio e da chuva. Durante a Corrida e Caminhada Noturna centenas de atletas deram a largada na atividade que marcou o início do DDD, na Praça da Bíblia em frente à Prefeitura, a partir da 00h01. Cerca de 250 pessoas, entre atletas profissionais e amadores dividiram a faixa de largada para a corrida, caminhada e ciclismo.
O DDD é um dia para superar limites, tanto que aos 84 anos, Noeci de Matos Barbosa, participante dos núcleos esportivos da Smel, demonstrou que a idade não é impedimento para prática esportiva em busca de saúde e bem estar. Essa foi a quarta vez que Noeci participou da Corrida Noturna.
‘Nesse ano vou caminhar, mas dos outros anos tenho as medalhas da corrida. Fico muito feliz com essa iniciativa, os exercícios contribuem para a saúde, me sinto muito bem”, contou.
E a chuva não impediu que a ciclista Lorna Mengue, 50 anos, saísse para pedalar. “Esse dia mostra que mesmo no inverno não podemos deixar de praticar esportes, precisamos manter o corpo em atividade”, destacou a aposentada que há um ano adotou a bicicleta como companheira, participando também de outras competições.
Participaram da atividade secretários municipais, vereadores, grupos de ciclismo, equipes de corridas e grupos de escoteiros.
Os vencedores da corrida na modalidade masculina foram os atletas: Édio Arruda, Rodrigo Maciel e Diego Schardosim. As mulheres também tiveram grande participação na corrida e o pódio ficou com as atletas: Patrícia Brum, Caren Castro e Morgana Oliveira.
Outra modalidade de premiação foram por equipes. A maior equipe de corridas categoria disputada com o percurso de 3,5 km, foi a Esporte Gravataí Corridas. Já a equipe vencedora do ciclismo com o percurso de 5km, foi o grupo Mais Ciclovias.

capa atende (2)

Saúde no Dia do Desafio

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco e ao Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca, a Prefeitura de Gravataí promoveu, por intermédio da Secretaria da Saúde, atividades que integraram o Dia do Desafio com assuntos relativos à saúde bucal e combate ao tabagismo.
Desde as 9h, a equipe de saúde bucal esteve na Praça da Bíblia realizando exames preventivos de câncer de boca em cerca de 160 pessoas, além de promover conversas educacionais com a população. A equipe também caminhou pelo centro da cidade em um grupo de cerca de 80 pessoas, às 11h, para abordar o assunto com o público, levando balões vermelhos e distribuindo panfletos com informações sobre o tema.

Desafio Social

O Gabinete da Primeira-Dama também esteve presente com o ‘Desafio Social’, que visa à arrecadação de agasalhos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao todo 1547 peças foram arrecadas pelos trilheiros Mata ou Morra, sendo esta a equipe de vencedores do Desafio Social. Em segundo lugar ficou a Loja Di Eliz, da empresária Zete Blehm, e em terceiro o Sesc Gravataí.

DDD NO SINDILOJAS

Com aulas de step pelo multicampeão mundial de levantamento de peso Carlos Artur da Rosa, o Dia do Desafio 2017 do Sindilojas, teve muita alegria e energia. Ele colocou todo mundo para dançar, durante as atividades dirigidas na sede e na Subsede Morada do Vale, que também teve o reforço de integrantes da Maturidade Ativa do Sesc. Na Subsede Glorinha, teve aula de alongamento com as professoras Janaina e Francieli, da Secretaria Municipal da Juventude. Bicicletas ergométricas foram disponibilizadas na sede e na Subsede Morada do Vale para os colaboradores e associados durante todo o dia. Os equipamentos emprestados pelo Centro de Treinamento Carlos Artur cativaram o público das 8h às 18h. As caminhadas previstas para acontecer ao longo desta quarta foram canceladas devido ao mau tempo.

gr_94e4a9d3faab7dd20ed9afb4f166780a