Viaduto que liga Gravataí à Capital e ao litoral é entregue | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Viaduto que liga Gravataí à Capital e ao litoral é entregue

Viaduto que liga Gravataí à Capital e ao litoral é entregue

O prefeito Luiz Zaffalon e o ex-prefeito Marco Alba entregaram o viaduto que liga Porto Alegre à Gravataí e possibilita a ida ao litoral norte pela Freeway (BR-290), no KM 80, em ato transmitido pelo Facebook, na manhã de sexta-feira, 5. Demanda encaminhada pelo ex-prefeito Marco Alba em 2014 junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), as melhorias fazem parte do mesmo pacote de obras que trocou o local da praça de pedágio. Agora, os motoristas têm três novas formas de acessar à rodovia federal. O projeto contém alças de acesso, uma delas com rótula, e já podem ser utilizadas. O conjunto das obras traz mais mobilidade para a cidade e ajuda a desafogar o tráfego, beneficiando também Cachoeirinha. A mudança da praça de pedágio do KM 77 para o KM 60, assim como os três novos acessos, facilitam para o morador de Gravataí que trabalha em outras cidades da Região.

Durante a live, o prefeito Zaffalon agradeceu o empenho do ex-prefeito Marco Alba em conseguir trazer tantas mudanças significativas para Gravataí. “Esse é um momento de celebração. Essa é mais uma grande conquista que estamos entregando para a cidade, para o povo de Gravataí. Agora temos um novo acesso de Gravataí para o litoral e de Porto Alegre para o nosso município. Não será mais necessário entrar por Cachoeirinha ou ir até a ERS-118”, disse.

Marco Alba lembrou de como foram as tratativas e agradeceu a todos os envolvidos na conclusão do projeto. “Essa é uma luta de longa data para a comunidade, um motivo de alegria para Gravataí. Agora, os bairros que estão entre as paradas 60 e 72 tem entrada para o litoral, saída para Porto Alegre e quem vem da capital pode acessar Gravataí sem precisar passar por Cachoeirinha. Nós trabalhamos para promover a felicidade da comunidade. Quero agradecer à CCR que se comprometeu com a obra e a realizou de forma rápida, ao ex-ministro Eliseu Padilha, ao diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) na época, Jorge Luiz Bastos, e a todos os envolvidos na execução desse projeto. Tenho certeza de que o prefeito Zaffa vai continuar trabalhando para dar continuidade ao crescimento de Gravataí”, afirmou.

Entenda o projeto

– A mudança mais esperada era a alça de acesso da Nutrella. A obra possibilita a saída dos moradores de Gravataí em direção a Porto Alegre;
– A segunda alça de acesso serve para quem vem do Litoral e quer entrar em Gravataí, na altura da parada 64, na rua Vicinal Junção;
– O viaduto que cruza a Freeway recebeu obras estruturais, como uma rótula. Dessa forma, quem vem de Porto Alegre poderá acessar à cidade, assim como quem estiver em Gravataí poderá acessar à rodovia em direção ao Litoral Norte.