Valorização da vida Programa Zero Acidente completa 15 anos | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Valorização da vida Programa Zero Acidente completa 15 anos

Valorização da vida Programa Zero Acidente completa 15 anos

Nesta quarta-feira (9/9), o Programa Zero Acidente, da SOGIL, completou 15 anos. Lançado em 2005, tem o objetivo de estimular os colaboradores a praticar a direção defensiva, contribuindo para a valorização da vida. Os focos do programa são o reconhecimento dos condutores Zero Acidente (inclusive com premiação anual), capacitação de motoristas e conscientização da comunidade.

Atual conselheiro da SOGIL, José de Jesus Teiga Júnior foi um dos idealizadores do Zero Acidente. Para ele, o programa significa uma mudança de hábito. “É, sem dúvida, um projeto que deu certo. Quando alguma ação se mantém por tanto tempo, como nesse caso, considero que deixa de ser apenas um projeto, passando a ser uma realidade. Por isso, digo que o Zero Acidente é uma mudança de hábito, conquistada com o esforço de toda a família SOGIL”, disse.

Além disso, o conselheiro lembrou a importância do Zero Acidente para a preservação da vida. “Além de vidas que são salvas, o programa nos traz mudanças positivas que levamos para o nosso dia a dia, dentro ou fora da empresa. Desta forma, o Zero Acidente acaba nos fazendo seres humanos melhores”, finalizou.

Reconhecimento

Todos os anos, no mês de março, a SOGIL realiza um evento para reconhecer o trabalho dos motoristas Zero Acidente. Em 2020, a cerimônia ocorreu no dia 9, antes da pandemia do novo coronavírus. Na oportunidade, foram premiados 280 motoristas da empresa que estavam de 1 a 14 anos sem envolvimento em ocorrências de trânsito – com as premiações sendo distribuídas conforme o tempo que cada colaborador estava sem acidentes. Somente nos últimos seis anos, 1.998 premiações foram entregues dentro do projeto.

Capacitação

Ao longo dos anos, a SOGIL tem oferecido diversas qualificações a seus motoristas, todas inseridas no Programa Zero Acidente. Os treinamentos e as ações de conscientização são voltados para a valorização da vida, a direção preventiva, a legislação de trânsito e os tipos de ocorrências e procedimentos internos. Desde 2018, as atividades estão sendo realizadas de forma online, através do Portal do Colaborador. Ao todo, pelo menos 1.129 colaboradores já foram capacitados, totalizando uma carga horária de 3.164 horas.

Conscientização

Através dos programas Entre Para Somar e SOGIL nas Escolas, que também fazem parte do Zero Acidente, a empresa auxilia na conscientização de jovens estudantes da comunidade para um trânsito mais seguro. Nestes projetos, são desenvolvidas ações de educação para o trânsito, como palestras e jogos educativos, e atividades práticas, como embarque e desembarque nos ônibus. Ao longo dos anos, esses programas já atenderam milhares de crianças e adolescentes dos municípios de Gravataí e Glorinha.