Vacinação de idosos com idade a partir de 85 anos começa de forma tímida

Teve início nesta quarta-feira, 10, a vacinação contra a Covid-19 de idosos a partir dos 85 anos. A ação faz parte da segunda fase do plano de imunização. Para facilitar o processo, a cidade foi dividida em cinco regiões e a imunização ocorre nas unidades básicas de saúde Centro e São Judas Tadeu e nas unidades de saúde da família Águas Claras, Neópolis e Barro Vermelho (confira endereços e horários abaixo).

Para ser vacinado nessa etapa, o idoso precisa procurar uma destas cinco unidades de saúde referenciadas para a ação, munidos de documento de identificação com foto e comprovante de residência. Ao todo, neste primeiro dia, foram vacinadas 649 pessoas, entre idosos que foram até os postos e os acamados – que receberam visita domiciliar dos funcionários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a aplicação.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa), Vanessa dos Santos Prates, a procura neste primeiro dia foi considerada “tímida” pelas equipes da saúde. “A ação ocorreu de forma muito tranquila em todas as unidades e esperamos que assim seja durante todo o período”, comentou.
Moradora do Centro, dona Marina Müller, 86 anos, chegou na UBS Centro por volta das 7h30. “Vim no primeiro dia, porque moro aqui perto e este é o mínimo que posso fazer. Agora, graças a Deus, as coisas irão melhorar”, comenta.

O seu Mário Vidal, de 95 anos, tomou a primeira dose do imunizante na UBS Centro. Ele é morador da região e disse que estava muito ansioso para fazer a vacina. “Estou feliz de ser vacinado. Não saio de casa desde março do ano passado”, contou.

Solidariedade em todas as horas

O momento de imunização dos idosos também pode ser de empatia. Prova disso é a ação feita por Marlise Müller, 63 anos. Ela acompanhava a sua mãe, dona Teresinha dos Santos, 89 anos, e, próximas a elas, estavam Ilka Elita Mohr, 95 anos, e sua filha. Quando estava próximo das duas idosas serem vacinadas, a filha de Ilka precisou sair e Marlise, em um ato de solidariedade e amor ao próximo, se ofereceu para acompanhar a então senhora que acabara de conhecer.

“Quando entendi o que estava acontecendo me prontifiquei. Não iria deixar a dona Ilka sair daqui sem a vacina. Me sinto muito feliz de poder ajudar alguém neste momento em que precisamos cuidar uns dos outros”, relatou Marlise.

Ilka e Terezinha, com as carteirinhas de vacinação nas mãos, eram só alegria. “Estou muito feliz por poder dar uma lambada nessa Covid (19)”, comentou sorrindo Terezinha, que com o comentário fez a nova amiga Ilka também sorrir.

Saiba os endereços e horários das unidades que estarão vacinando contra a Covid-19:
UBS CENTRO
Endereço: Rua Carlos Linck, 55
Horário: 7h às 18h
USF ÁGUAS CLARAS
Endereço: Rua Carlos Drummond de Andrade, 1030
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
UBS SÃO JUDAS TADEU
Endereço: Rua Félix Rodrigues, 195
Horário: 7h às 18h
USF NEÓPOLIS
Endereço: Avenida São Paulo, 65
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
USF BARRO VERMELHO
Endereço: Rua Sagrada Família, 275
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade