Upa completa três anos | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Upa completa três anos

Upa completa três anos

Há três anos era inaugurada a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) da cidade, na Cohab C. Com o atendimento médio de 240 pacientes por dia, os serviços prestados servem para desafogar o Hospital Dom João Becker e o Pronto Atendimento Municipal 24h. Para manter o funcionamento da UPA, o município investe, por mês, R$ 700 mil, somando mais de R$ 8 milhões por ano.

“Mesmo que a cidade tenha virado um canteiro de obras, a dona Maria quer que o filho doente seja atendido e não ficar horas na fila. Passamos os quatro primeiros anos pagando as contas que os outros fizeram, mas mesmo assim investimos na saúde. A UPA, que há três anos beneficia a população, é um exemplo de que é possível fazer uma gestão para o povo”, afirma o prefeito Marco Alba.

A estrutura e os serviços oferecidos
Batizada de UPA Prefeito Abílio Alves dos Santos, ela está localizada entre duas das principais vias da cidade, a Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira e a ERS 118, a unidade conta com uma estrutura especializada para atender todas as necessidades da população. São cinco consultórios médicos e mais sete salas de medicação, observação, atendimentos de emergência, curativos e exames como raio X e eletrocardiograma. O local oferece ambientes climatizados, para o maior conforto dos pacientes. Além disso, o espaço obedece às normas técnicas brasileiras de mobilidade, com rampa de acesso e piso podotátil.

Com previsão inicial de atender 170 pessoas por dia, atualmente esse número chega a 240, sendo que 36 desses atendimentos são pediátricos. Para suprir essa demanda a UPA possui, em cada turno, cerca de seis médicos (sendo dois pediatras), três enfermeiros e nove técnicos de enfermagem, além de uma farmacêutica, um auxiliar de farmácia, um técnico em radiologia, dois seguranças e dois especialistas em higienização.

São disponibilizados aos pacientes, em casos de urgência e emergência, exames de sangue, urina, tomografia, ecografia e ressonância. O local está sob coordenação de Silvia Andrade e conta com uma coordenadora de Enfermagem, Mohanna Pagani Garcez. Contratado pela Prefeitura de Gravataí, o Laboratório Fontana oferece os seus serviços, de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, para exames internos, fora desses horários eles são realizados no Hospital Dom João Becker.