Unidade de Saúde da Família São Vicente é inaugurada | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Unidade de Saúde da Família São Vicente é inaugurada

Unidade de Saúde da Família São Vicente é inaugurada

Gravataí ganhou nesta quarta-feira, 15, um importante reforço para os atendimentos na atenção básica. A Unidade de Saúde da Família (USF) São Vicente é uma conquista para toda a comunidade. De acordo com estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 15 mil moradores terão acesso aos oito consultórios médicos e de enfermagem, dois consultórios odontológicos, sala de vacinas, sala de inalação, sala de procedimentos, sala de observação, sala de curativos, banheiros adaptados e fraldário. Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, a Prefeitura de Gravataí quer priorizar a entrega de um serviço com mais qualidade e um maior número de atendimentos. Os mais de 500 metros quadrados ainda contam com sala para os agentes comunitários de saúde, sala de reuniões, copa, almoxarifado, sala de limpeza e vestiários. Todo o espaço obedecendo às normas de acessibilidade, ambiência, climatização e informatização.

A população atendida no local será a dos bairros São Vicente, Vila Aliança, Vila União e Barnabé, que anteriormente consultava na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Geraldo, desativada devido à precariedade estrutural.
Durante a cerimônia, o prefeito Marco Alba parabenizou a população pela conquista e lembrou como foi possível a realização dessa obra. “Lutamos contra um arcabouço jurídico totalmente desatualizado. Mudamos muitas leis e regramentos para chegarmos aos dias de hoje podendo entregar obras. Primeiro arrumamos a casa, o que exigiu um esforço tremendo, fizemos em oito anos, o que não foi feito em 40. Mas hoje eu quero agradecer principalmente ao quadro que vai trabalhar. Sei que vocês fazem isso de coração e por amor”, reiterou o prefeito.

O secretário da Saúde Jean Torman agradeceu à coordenadora da USF São Vicente, Vanessa Tarragô, pela coragem em assumir esse desafio e garantir mais qualidade no atendimento. “Essa é a maior USF do município e com as melhores condições que nós conseguimos proporcionar. Há 30 anos a população já esperava por essa obra e agora nós estamos aqui comemorando essa vitória, que é uma vitória da comunidade e da equipe. E eu me sinto muito orgulhoso em estar à frente desse time, principalmente nesse momento em que estamos passando por todas essas adversidades. Todos eles estão dedicados em prestar um serviço de qualidade e com segurança para todos”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Neri Facin, ressaltou que a inauguração é uma grande conquista para toda a comunidade. E que Gravataí sai ganhando com mais essa Unidade de Saúde da Família.

Quem ganha é a comunidade


Composta por quatro médicos, cinco enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde, as quatro Equipes de Saúde da Família (ESF) estão preparadas para oferecer atendimento de alto nível para a população. A Equipe de Saúde Bucal, com odontólogo da ESF e auxiliar de saúde bucal, também terá consultórios novos para poder realizar as consultas com mais qualidade e comodidade. A USF ainda conta com duas recepcionistas e dois auxiliares de higienização.

Mais consultas


A USF São Vicente será a primeira Unidade de Saúde da Família em Gravataí habilitada no Programa Saúde na Hora, com atendimento ininterrupto das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A iniciativa permite o acesso de mais pessoas a consultas e exames de rotina a partir de horários flexíveis de atendimento, priorizando, assim, o acesso do usuário por meio do acolhimento à demanda espontânea, realizada pela equipe de saúde.

No espaço, a comunidade terá diversos serviços à disposição. Além do acolhimento com classificação de risco realizada pela equipe multiprofissional, também serão oferecidas consultas médicas e de enfermagem para todos os ciclos vitais, desde o acompanhamento pré-natal, infância, adultos e idosos. A população ainda contará com atendimentos odontológicos e procedimentos de enfermagem: verificação de sinais vitais, administração de medicamentos, imunizações, curativos, inalações e teste do pezinho. A Unidade de Saúde da Família também realizará exames preventivos de câncer uterino, testes rápidos de gravidez e doenças infecciosas como Sífilis, HIV e Hepatites B e C.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *