Uma semana para o final do pedágio entre Gravataí e Porto Alegre | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Uma semana para o final do pedágio entre Gravataí e Porto Alegre

Uma semana para o final do pedágio entre Gravataí e Porto Alegre

A contar desta sexta-feira, 7, faltam oito dias para que não exista mais o pedágio entre Gravataí e Porto Alegre, na BR-290, a Freeway. A praça que hoje funciona no KM 77 passará para o KM 60. Este feito só foi possível por conta da luta do governo prefeito Marco Alba, em nome de todos os gravataienses.

Em live, nos primeiros minutos desta quinta-feira, o prefeito lembrou que esta é uma conquista esperada há mais de 20 anos. “Com esta conquista, faltam apenas nove dias para termos mais investimentos, desenvolvimento e a realização da nova rota turística que ligará a região metropolitana à Serra Gaúcha. Além disso, ocorrerá o mais importante, o fim da penalização do morador e trabalhador de Gravataí, que precisa se deslocar até a capital diariamente.”

Ele lembra que em audiência com o então ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e junto com o representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) de Gravataí, Luis Pedro Ferreira, esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANN), em Brasília, tratando dessa demanda. Em novembro de 2016, em Brasília, em reunião na ANTT, coordenada por Luis Fernando Castilhos e integrada por Marcelo Bruto, Marcelo Fonseca e Stephane Quebode, o prefeito Marco Alba recebeu o comunicado de que a alteração do local do pedágio foi acatada e seria colocada como item no edital de licitação de concessão da rodovia.

Ao assinar o novo contrato com o governo federal, em fevereiro do ano passado, a CCR ViaSul assumiu o compromisso com a troca do local do pedágio. Em outubro, a menos de dez meses, portanto, a nova praça começou a ser construída no KM 60. E no próximo dia 15 começará a funcionar.