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Teleagendamento online é aposta para melhorar serviço de marcação de consultas

Teleagendamento online é aposta para melhorar serviço de marcação de consultas

Com investimento no setor de tecnologia, Gravataí passa a contar com uma ferramenta online de marcação de consultas. Em uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 7, o prefeito Marco Alba e o secretário de Saúde Jean Torman anunciaram o agendamento online de consultas médicas. A atualização do aplicativo Atende.net é mais uma forma de entregar um serviço de qualidade para a população. O período de teste se inicia na terça-feira, 8, com os moradores da Morada do Vale I.

O prefeito Marco Alba destacou a importância desses serviços e parabenizou a equipe envolvida no desenvolvimento da atualização. “Os aperfeiçoamentos que a nossa gestão tem feito estão integrando toda a Prefeitura, deixando tudo mais transparente. São mais de 300 serviços oferecidos para a população. Agora, com a marcação de consulta online, o serviço na área da saúde também se torna mais ágil. Parabenizo toda equipe que participou desse projeto que vem para somar e favorecer à população”, afirmou.

Jean explicou como o serviço irá funcionar: “Serão dedicadas, para as marcações online, 20% das fichas destinadas aos pacientes jovens e adultos com idade entre 12 e 60 anos, que o município oferece. Ou seja, manteremos os 60% obrigatórios para os idosos e os outros 40% para o público geral no teleagendamento. Hoje, recebemos de 2 a 3 mil ligações por dia de aproximadamente 300 usuários e temos 1.900 vagas por mês, número menor que o real, considerando que metade das consultas está dedicada a atendimentos para casos de Covid-19”, disse.

O aplicativo já pode ser baixado para a realização do cadastro. “Nessa primeira fase, serão 30 dias de testes e adequações. O agendamento continuará sendo de uma semana para a outra e o paciente poderá escolher o médico, a data e o horário da consulta. Essa mudança também impactará na experiência do médico, que poderá consultar o histórico do paciente e toda a sua agenda do dia de forma digital”, explicou Jean.

Teleagendamento humanizado

Além da disponibilidade do agendamento digital, a Secretaria da Saúde também está implantando o “Atendimento Receptivo e Ativo”. Com esse novo sistema, os usuários não terão mais que fazer várias tentativas para conseguir atendimento. Basta uma ligação para o número do telefone ficar registrado no sistema, e a equipe retornar o contato com o paciente.

Quando todas as fichas estiverem preenchidas, a Unidade de Resposta Audível (URA) oferecerá a opção de falar com atendente ou deixar o nome na lista de espera. Caso o paciente opte por deixar o número na lista de espera, ele ficará registrado e será feito contato. A pessoa que ligar mais de uma vez ouvirá uma mensagem dizendo que o número está registrado e a secretaria da Saúde entrará em contato.

Por todas essas mudanças, o secretário parabenizou a equipe envolvida na atualização do sistema.
“Toda essa melhoria só é possível porque temos um time que trabalha pensando na população. Nas pessoas da nossa coordenadora da Atenção Básica, Joice Cunha, da Coordenadora do Teleagendamento, Cintia Daniela Alves Fogaça, e do representante da Divisão de Tecnologia da Informação, Andrei Thurm, agradeço e parabenizo todos que fizeram parte dessa atualização”, disse.