Segunda é marcada pela vacinação de idosos a partir de 61 anos e trabalhadores de apoio em estabelecimento de saúde humana

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue vacinando os grupos prioritários. Nesta segunda-feira, 19, foi a vez dos idosos acima de 61 anos e dos trabalhadores de apoio em estabelecimentos de saúde humana, como recepcionistas, seguranças e atendentes de farmácia.

A imunização dos idosos segue ocorrendo nas unidades de saúde, e a dos profissionais de apoio está sendo realizada na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), local onde já foram feitas outras campanhas de vacinação por possuir um espaço amplo, evitando, assim, aglomerações. De acordo com a Vigilância em Saúde (Viemsa), todos os profissionais, antes da aplicação da vacina, passam por uma triagem para a conferência da documentação e análise preliminar da saúde.

Na última semana, o município se consolidou como a cidade que mais vacina no Rio Grande do Sul, num comparativo com as cidades mais populosas do Estado. Para o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, Gravataí alcançou essa marca devido à organização e à competência dos profissionais da SMS e pela estratégia da secretaria de disponibilizar as vacinas nas unidades de saúde, o que facilita o acesso das pessoas.

Os profissionais de apoio da saúde humana relataram estar muito ansiosos para a vacinação, uma vez que estão, diariamente, em contato com um número grande de pessoas. “ Chegou a nossa vez. Um passo importante, tendo em vista que nós também estamos na linha de frente”, relatou a recepcionista de uma clínica odontológica Thayse de Oliveira. Sentimento compartilhado também pela auxiliar de serviços gerais Bárbara Martins, que descreveu o momento como “um alívio para a ansiedade”.

Mas não eram somente os trabalhadores que estavam contentes por receber o descrito por eles como “dose de esperança”. Para Carlos Alberto Rodrigues, de 61 anos, a ansiedade era grande por esse momento.
“Agora é se cuidar e voltar no dia 12 de julho para a segunda dose”, lembrou o aposentado.

A coordenadora da Viemsa, Vanessa Prates, reforçou que os profissionais devem comparecer até o local de vacinação munidos de documento com foto, carteira profissional (pode ser digital), ou contrato que comprove vínculo empregatício em Gravataí, mais a declaração que consta no site da prefeitura, para que, assim, possam receber a vacina.

Horários e locais de vacinação
Atendimento das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30
USF Águas Claras; USF Érico Veríssimo; USF Morungava; USF Neópolis; USF Parque Dos Anjos; USF Itatiaia; USF Itacolomi; USF Cohab C; USF Princesa Isabel; USF Costa Do Ipiranga; USF Parque Dos Eucaliptos; USF Breno Garcia; USF Granville; USF São Marcos

Atendimento das 7h30 às 17h30
UBS Vila Branca; UBS Centro; UBS Cohab A; UBS Cohab B; UBS Bonsucesso

Atendimento das 7h30 às 18h30
USF São Vicente; UBS Morada Do Vale I; UBS São Judas Tadeu

Atendimento das 8h30 às 12h e das 13h às 18h30
USF Barro Vermelho

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade