Salão de beleza móvel: a beleza em qualquer lugar | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Salão de beleza móvel: a beleza em qualquer lugar

Salão de beleza móvel: a beleza em qualquer lugar

A quarentena tem afetado o mercado de trabalho como um todo. Com o ramo da beleza não foi diferente, muitos salões, barbearias e estéticas estão de portas fechadas por determinações sanitárias e muitos profissionais têm se adaptado como podem para atender seus clientes em meio à pandemia. Em momentos como este é importante lembrar que a profissionalização faz toda a diferença, principalmente no Dia do Estudante comemorado neste 11 de agosto.

A profissional Aline Guedes, ex-aluna dos cursos de Barbeiro e Cabeleireiro do Senac Gravataí, é uma dessas pessoas que buscou na educação uma forma de se aperfeiçoar. “Aprendi muito nos cursos que fiz. Eu não sabia nem segurar uma tesoura e hoje faço coisas que nunca imaginei que conseguiria. Amo minha profissão porque existe uma troca de experiências diária com cada cliente”, conta. Além disso, Aline acredita que é importante sempre se colocar no lugar de quem ela atende, o que sempre a impulsionou a ser uma barbeira e cabeleireira melhor. “Aprendi que o ‘ganhar dinheiro’ não é fundamental, mas sim uma consequência de um trabalho feito com amor e carinho”, explica.

Microempreendedora, Aline é dona de seu próprio espaço, o Salão de Beleza Aline Guedes. Ela também atende a domicílio em toda região metropolitana de Porto Alegre, levando com seu carro personalizado a cadeira, o lavatório e todos os outros equipamentos necessários. A ideia é poder oferecer sempre mais para seus clientes “Tenho projeto de fazer novos cursos no Senac como o de depilação”, conta. O mercado da beleza foi um dos mais atingidos pela pandemia, mas na retomada das atividades econômicas também deverá voltar a crescer. Em 2019, houve um crescimento de 10%, segundo o Sebrae, com números que ultrapassaram os R$ 107 bilhões de reais. Outro estudo, realizado pelo SPC Brasil, revelou que em momentos de crise, o brasileiro prefere cortar gastos com lazer em vez de cortar seus investimentos em bem-estar e imagem.

No momento pós-pandemia, quem estiver mais preparado se sairá melhor. Capacitar-se é o primeiro passo para isso e é ainda mais importante quando se trata do ramo da Beleza e Bem-estar, como afirma o docente do Senac Gravataí e ex-professor da Aline, Cleber Dorneles. “A educação faz toda a diferença. Queremos nossos alunos indo direto para o mercado de trabalho para atuar na profissão que sonharam. Vemos alguns salões e barbearias fechando, muitas vezes motivados por profissionais sem uma base de estudo, sabe? Alguém sem um bom currículo acaba ficando pouco tempo na área”, explica.

Para Aline, a estrada ainda é longa. Ela pretende, através da educação, buscar ainda mais. Sempre se profissionalizando para oferecer serviços melhores a seus clientes. “Nunca deixe de sonhar, corra atrás de seus objetivos e seja feliz”, finaliza.