Prefeitura promove bate-papo sobre a violência contra a mulher na pandemia | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Prefeitura promove bate-papo sobre a violência contra a mulher na pandemia

Prefeitura promove bate-papo sobre a violência contra a mulher na pandemia

A chegada da Covid-19 trouxe mudanças no cenário de denúncias a respeito da violência contra as mulheres, dando origem à diminuição dos boletins de ocorrência presenciais e ao aumento de notificações pelo Disque 180. Tendo em vista a problemática, a Prefeitura de Gravataí transmitiu, via Google Meet, um bate-papo sobre o assunto com a presença da delegada Karina Heineck, nesta quarta-feira, 25.

A ação foi organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pela Casa Lilás, serviço que atende a mulheres vítimas de todos os tipos violência, com supervisão da Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (SGCOM) e pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Na ocasião, foram discutidos os principais números da pandemia relacionados a agressões e à diferenciação entre os cinco tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A importância de denunciar também foi pauta da reunião, especialmente com o WhatsApp 24h da Polícia Civil, de número (51) 98444-0606.

Participaram do bate-papo junto com a Delegada Karina o titular da SMS, Jean Torman, a coordenadora da Casa Lilás, Analu Sonego, e a enfermeira Luciane da Silva, coordenadora da Política de Atenção à Saúde da Mulher, além de outros servidores da Casa Lilás, Unidades de Saúde e Secretaria Municipal da Educação (SMED) que participaram remotamente.

16 Dias de Ativismo

Iniciada em 1991 pelo Instituto de Liderança Global das Mulheres, a campanha, que é internacional, tem como objetivo promover a prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. Anualmente, a ação tem início no dia 25 de novembro, marcado pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e se encerra no dia 10 dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.