Prefeitura anuncia atividades não presenciais para alunos da rede municipal | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Prefeitura anuncia atividades não presenciais para alunos da rede municipal

Prefeitura anuncia atividades não presenciais para alunos da rede municipal

Principal preocupação para os pais de 30 mil alunos que estudam na rede municipal de educação de Gravataí, as atividades serão retomadas no próximo dia 1º de junho, mas de forma não presencial, com o material de estudo sendo entregue de forma on-line, por meio de aplicativos e do Educar WEB, um sistema de gestão escolar que já é utilizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Há também a possibilidade de os pais ou responsáveis retirarem o conteúdo direto nas escolas, para que os estudantes fiquem em casa. O anúncio foi feito durante live transmitida pelo prefeito Marco Alba, no início da noite deste domingo, com a presença das secretárias de Educação, Sônia Oliveira, e da Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), Fernanda Fraga.
“Tendo em vista que não há previsão para o retorno presencial às aulas, a Smed trabalhou nessas últimas semanas na elaboração de atividades que podem ser desenvolvidas por meio da internet e do Educar Web. Todos terão acesso ao material, porque também estamos organizando para que as escolas possam entregar àqueles pais que não tenham acesso à internet”, reiterou a secretária Sônia. Essas atividades serão consideradas no cronograma das 800 horas do ano letivo. “Estamos agindo de acordo com as orientações do Conselho Municipal de Educação, que tem trabalhado em parceria com a SMED”, afirmou.
A secretária Sônia fez um apelo emocionado à sensibilidade dos pais e responsáveis pelos alunos: “Não queremos transformá-los em professores, mas estamos pedindo o seu poio. Na secretaria, temos o telefone 3600-7132, da equipe pedagógica, que estará à disposição dos pais e também de professores das escolas de educação infantil. Esperamos que todos entendam que não serão aulas online, mas sim atividades”.
Conforme a secretária Sônia, somente o universo de alunos (30 mil) e professores (3 mil) do município equivalem a mais de 10% de toda a população de Gravataí, que é de 281 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE. Se cada aluno corresponde a uma família de cinco pessoas, esse número salta para 150 mil. Por isso a preocupação e o cuidado das autoridades locais para evitar que o vírus se alastre pela cidade.
“O ano letivo não será perdido. Tenhamos calma e esperança no dia de amanhã. O mais importante é preservarmos a saúde dos nossos filhos, alunos, professores e da família gravataiense.”
O prefeito Marco Alba destacou ainda o fato de a cidade estar sob o regramento da bandeira laranja, definida conforme protocolos dos decretos estaduais. Conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde, Gravataí tem 60 pacientes confirmados com a Covid-19, sendo que 33 estão em recuperação (55%), 24 recuperados (40%) e três óbitos (uma letalidade de 5% sobre o total de casos).
São números que seguem exigindo todo o nosso cuidado”, alertou o prefeito, que agradeceu pelo trabalho que vem sendo feito pelos servidores das áreas de saúde, segurança, limpeza e manutenção. “O trabalho dessas pessoas é fundamental para que Gravataí tenha um bom desempenho na prevenção ao vírus”, destacou.

ESPORTE ONLINE
A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), Fernanda Fraga, anunciou o início de atividades esportivas com orientação on-line, às terças-feiras e quintas-feiras, das 9h30 às 10h, em lives na página do Facebook da Prefeitura.