Pórtico das Pontes do Parque dos Anjos amanhece quebrado | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Pórtico das Pontes do Parque dos Anjos amanhece quebrado

Pórtico das Pontes do Parque dos Anjos amanhece quebrado

Quem pega a Avenida Centenário ou a Adolfo Inácio de Barcelos teve uma triste surpresa quando chegou na Rótula do Aldeião na última sexta-feira (14/2). O pórtico “Eu Amo (coração) Gravataí”, que fica no centro da rotatória, teve uma de suas letras e o coração quebrado. Constatado pela Guarda Municipal (GM), o crime teria ocorrido durante a madrugada e até o momento não se tem informações sobre os suspeitos.

De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, coronel Flavio Lopes, o local não possui câmeras de videomonitoramento. “Depois que os guardas averiguaram a situação, informamos o caso para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), que deve fazer o boletim de ocorrência (B.O) para seguir com o processo por meio da Polícia Civil”. Paulo Garcia, secretário da SMSU, disse que será feita a ocorrência junto a 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Gravataí e o reparo do letreiro. “Vamos fazer o B.O e o conserto do que foi vandalizado. Porém, isso vai causar um gasto extra para os cofres públicos”, completou.

O delegado da 1ª DP, Márcio Zuchello, explicou o que acontece nesses casos. “Depois de realizada a ocorrência, será feita uma investigação e verificaremos se há câmeras no perímetro (de edificações privadas, por exemplo) que possam ter captado o momento do crime. Depois, se identificado o autor do vandalismo, é aberto um inquérito por dano ao patrimônio público”. A pena para esse tipo de crime é de 1 a 3 anos de prisão, com possibilidade de substituição da condenação por trabalho voluntário ou compra de cestas básicas. Zuchello também destaca que a Prefeitura pode entrar com uma ação na justiça pedindo que o réu faça a restituição do valor gasto para consertar os danos causados.

O pórtico
Adquirido inicialmente para fazer parte das atrações da Feira Turística e Agro Rural de Gravataí (Fearg), o letreiro “Eu Amo (coração) Gravataí” fez sucesso e permaneceu nas ruas da cidade. Após a Feira, ele ficou alguns meses na Praça da Bíblia, no centro da cidade, e depois foi instalado junto às novas Pontes do Parque dos Anjos.

Denner Gelinger, secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, pasta que adquiriu o letreiro, informou que o item foi comprado por meio de licitação. “No total, a Prefeitura de Gravataí investiu aproximadamente R$ 15 mil na aquisição das letras. O caso de vandalismo, além de ser crime, também é um gasto extra para a população”, disse o secretário.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *