Orquestra de Metais comemora 10 anos em apresentação no teatro do Sesc | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Orquestra de Metais comemora 10 anos em apresentação no teatro do Sesc

Orquestra de Metais comemora 10 anos em apresentação no teatro do Sesc

Omaf foi fundada em abril de 2009. | Foto: Facebook/Reprodução

Espetáculo será realizado no próximo sábado, às 20h, com entrada mediante doação de dois quilos de alimentos.

No próximo sábado, às 20h, a Orquestra de Metais Aléxius Follmann (Omaf) fará uma apresentação no teatro do Sesc, em Gravataí, em comemoração aos 10 anos do grupo, que foram completados em abril. Durante o espetáculo, que terá duração aproximada de 1h30, será apresentada parte do repertório de trabalho do grupo dos últimos 10 anos, que inclui jazz, samba, rock e MPB, entre outros gêneros. 

De acordo com o trombonista e coordenador da Omaf, Rafael de Vargas e Silva, a expectativa é realizar um evento de celebração. “A ideia é comemorar essa década do grupo, já que hoje em dia é muito difícil conseguir uma longevidade sem estrutura e sem incentivo”, disse o músico. “Espero que toda a população se mobilize e compareça ao Sesc, pois o público poderá acompanhar um grande espetáculo, composto de boas músicas”, completou o coordenador.

Além da Omaf, a apresentação contará com a participação especial do Coral Carlos Bina/Sogil e da Banda Marcial do Follmann. A entrada para o evento será mediante a doação, no dia do espetáculo, de dois quilos de alimentos não perecíveis – sendo, de preferência, feijão, óleo ou leite.

Para o regente da Orquestra, Jean Valerio, o evento representa uma oportunidade de levar cultura aos moradores da região. “Existem diversos grupos musicais e a impressão que a gente tem é que eles poderiam aparecer mais. Portanto, tocar em um teatro como o Sesc é uma boa oportunidade para isso. Esperamos fazer uma ótima apresentação ao nosso público”, disse Jean, que espera que a comunidade compareça ao espetáculo.

O grupo

Fundada em abril de 2009 por ex-componentes de uma banda escolar de Gravataí, a Orquestra tem em seu nome uma homenagem ao maestro Aléxius Follmann, falecido em maio deste ano, aos 89 anos. “Foi ele quem nos ensinou a tocar”, recordou Rafael. No momento, a Omaf se reúne todos os sábados, às 17h, na Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bina, no bairro Sítio Gaúcho, onde ocorrem os ensaios – que são abertos ao público.

Atualmente, a Orquestra conta com 20 membros, sendo a maioria de Gravataí. “Estamos abertos a receber novos colegas. Somos um grupo sem fins lucrativos, sem nenhum tipo de cobrança, que gosta de levar a boa música aonde quer que seja”, finalizou o coordenador do grupo. Em 2011, a Omaf gravou o Hino de Gravataí, em um projeto que contou com a parceria do Coral Carlos Bina/Sogil.

Serviço

O que – Apresentação da Orquestra de Metais Aléxius Follmann

Quando – Sábado, 24 de agosto, às 20h

Onde – Teatro do Sesc, em Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241 – Centro)

Quanto – Dois quilos de alimentos não perecíveis (de preferência, feijão, óleo ou leite)