Órgãos da prefeitura atuam juntos para averiguar denúncias no comércio de Gravataí | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Órgãos da prefeitura atuam juntos para averiguar denúncias no comércio de Gravataí

Órgãos da prefeitura atuam juntos para averiguar denúncias no comércio de Gravataí

Desde o último sábado, 27, a Guarda Municipal (GM), juntamente com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), vêm atuando na orientação aos comerciantes e à população sobre o novo decreto municipal. Entre as normas descritas, consta a restrição de atividades econômicas não essenciais e a circulação de pessoas em parques e praças públicas.

A partir desta terça-feira, 2, fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) passam a acompanhar os patrulhamentos tanto da Guarda Municipal como da Brigada Militar para a autuação em casos de reincidência. “Estamos atuando constantemente para averiguar as denúncias que chegam até nós, mas precisamos que o esforço seja coletivo”, afirmou o secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, coronel Flávio Lopes.

Desde o início da vigência do decreto, a Guarda Municipal já orientou 91 estabelecimentos que estavam abertos ou entreabertos. Além destes, 16 averiguações de denúncias foram feitas. Durantes os dois primeiros dias de averiguações de denúncias e patrulhamentos, a GM seguiu fazendo um trabalho de orientação aos comerciantes, no qual alertou sobre as novas medidas de prevenção à covid-19.

Além dos comércios, a Semurb tem atuado constantemente em praças e parques públicos buscando inibir a permanência das pessoas nestes locais.
De acordo com o decreto municipal 18.493, publicado no último sábado, os locais públicos como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscara.