Novo serviço de Fisioterapia do HDJB vai ter robótica e tratamento de sequelas do COVID

Um novo serviço de fisioterapia. Moderno, com profissionais e tecnologias avançadas para buscar a reabilitação dos pacientes. É o que a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre está trazendo para Hospital Dom João Becker. A expectativa é de que nas próximas semanas a nova estrutura esteja formatada. Ela irá oferecer novidades como a reabilitação robótica, a implementação de unidades de ensino no serviço e novos equipamentos. E quem está a cargo da supervisão é o fisioterapeuta Christian Coronel.

Christian chegou no dia 10 de janeiro ao HDJB com a missão de ampliar a cultura da Santa Casa na reabilitação dos pacientes que estão internados e também estruturar o atendimento ambulatorial no Multicentros. “A expectativa é a melhor possível, pois estamos formatando um serviço que tem como base o modelo que funciona com excelência. Vamos oferecer novas tecnologias em reabilitação, atender a crescente demanda em Gravataí e trazer as universidades para dentro do hospital, para torná-lo um polo de ensino na área”, afirma. Todos os processos, procedimentos, produtos e o planejamento vão ser espelhados nas diretrizes da Santa Casa, sob a coordenação em Porto Alegre do fisioterapeuta Rodrigo Plentz.

Para que os padrões da Capital se efetivem em Gravataí alguns ajustes já estão em andamento. O Hospital Dom João Becker hoje conta com seis fisioterapeutas atendendo nos três turnos (manhã, tarde e noite). Os profissionais possuem experiência na área hospitalar. Além disso, têm supervisão com foco em terapia intensiva, mestrado e doutorado em saúde e experiência em gestão, ensino e assistência. “Estamos em constante monitoramento para definir se é necessária a ampliação do grupo. Porém, com esse time já conseguimos absorver muito da demanda”, comenta Christian.

Novos equipamentos estão em fase de aquisição, todos contando com inovações tecnológicas. Ferramentas de estimulação elétrica neuromuscular, laser, aparelhos de robótica e de ventilação mecânica não invasiva para otimizar a assistência aos pacientes estão e fase de aquisição. “A qualificação da equipe de fisioterapia hospitalar aliada a oferta de novos serviços de reabilitação no Multicentros vai proporcionar à comunidade acesso ao que há de mais atual na área da Fisioterapia e reabilitação. Uma cidade como Gravataí, que cresceu rapidamente e hoje conta com cerca de 300 mil habitantes, necessita cada vez mais de serviços modernizados na área da saúde”, afirma o diretor médico do Hospital Dom João Becker, Dr. Fernando Issa.

FISIOTERAPIA PARA PACIENTES COM COVID

A demanda por serviços de fisioterapia cresceu no último ano devido a pandemia. Muitos pacientes acabaram com sequelas causadas pelo Coronavírus que impactaram no seu dia a dia. Com isso, o serviço de reabilitação se tornou fundamental. A maioria dos pacientes que tiveram COVID e apresentaram sintomas de moderados a severos comprometeram diversos sistemas do corpo, principalmente pulmonares, cardiovasculares e musculoesqueléticos. Esses acabaram por apresentar grande declínio funcional, sensação de cansaço e falta de ar, principalmente. “Torna-se necessário o tratamento fisioterapêutico através da reabilitação cardiopulmonar e músculoesquelética que inicia já no período de internação desse paciente, evoluindo a nível ambulatorial”, ressalta Christian.

Esse será um dos diferenciais também no serviço de reabilitação ambulatorial, que irá funcionar no Multicentros a partir de julho. A ideia é de atuar em diversas áreas da fisioterapia como: reabilitação cardiopulmonar e metabólica, fisioterapia pélvica, fisioterapia dermatofuncional, fisioterapia traumato-ortopédica e esportiva e pilates. Seja para tratar as consequências do COVID, para se recuperar de lesões ou problemas funcionais, Christian e o novo serviço de fisioterapia do Hospital Dom João Becker estão chegando para dar mais qualidade de vida aos gravataienses.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade