Navegador de Gravataí vence primeira prova e lidera Sertões no Rally Regularidade | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Navegador de Gravataí vence primeira prova e lidera Sertões no Rally Regularidade

Navegador de Gravataí vence primeira prova e lidera Sertões no Rally Regularidade

Tiago Poisl faz parte da equipe Guga Racing e compete ao lado do piloto de São José (SC), Gustavo Schmidt

O primeiro dia de provas da categoria Regularidade no Sertões aconteceu nesta segunda-feira, dia 2 de novembro, e foi de chuva e barro. Melhor para a dupla do navegador de Gravataí, Tiago Poisl, que adora andar nessas condições. Em um dia que contou com 98 quilômetros navegados e 470 de percurso total, Tiago e seu piloto Gustavo Schmidt, de São José (SC), venceram as duas etapas do dia e, com o resultado, estão liderando a categoria Master. A dupla faz parte da equipe Guga Racing e são os atuais campeões do Sertões.

A largada do primeiro dia de provas do Regularidade aconteceu às 6h. Depois de um deslocamento inicial de 35 km, as duplas enfrentaram um trecho de balaios, percursos mais complicados no rally regularidade, com referências próximas que normalmente não seguem a direção natural da via e incluem pegadinhas. Para apimentar ainda mais a brincadeira a chuva caiu durante o dia e deixou o piso muito liso. Os pilotos tiveram trabalho para manterem os carros na pista.

“Hoje foi um dia atípico. Começamos em um balaio seco com médias altas e conseguimos nos manter bem próximos do tempo correto. Depois começou a chover e o terreno ficou bem liso e a gente gosta de andar assim. Conseguimos andar legal, mas foi complicado manter o carro na pista. Daqui pra frente temos que buscar completar as etapas e manter a regularidade”, disse Gustavo.

Depois de cerca de nove horas e meia de prova os competidores chegaram na Bolha 2 do Sertões 2020 na ilha de Minaçu (GO). A prova do dia alternou trechos bem típicos do cerrado, mata alta, mata aberta, trilhinhas, trilhas largas, estradões, trechos sinuosos e estradinhas de fazenda típicas do centro-oeste com lombas, subidas e descidas. O primeiro dia de Sertões Regularidade terminou com mais um trecho de balaios para testar a precisão dos navegadores.

“Rogerinho (Rogério Almeida, diretor de prova) já fez sucesso no início da prova com um circuito em um loteamento que fez o pessoal acordar de manhã cedo. A prova foi sinuosa e escorregadia, com muitas trocas de médias. A segunda etapa ficou intercalando chuvas em um terreno mais molhado, tivemos muitos balaios e laços diferentes que fizeram a gente acelerar forte”, afirma Tiago.

Neste ano o Sertões organizou um rígido protocolo de segurança para garantir a realização da competição e a saúde de participantes e público local. A caravana do Sertões se desloca por bolhas e os locais exatos são divulgados um pouco antes do deslocamento. Nas bolhas apenas competidores e participantes podem entrar e todos recebem uma pulseira para monitoramento.