Mais 15 leitos de enfermaria para pacientes com covid-19 são entregues

Com o aumento expressivo nos casos de coronavírus na cidade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Hospital Dom João Becker (HDJB), entregou, na manhã de sexta-feira, 5, mais 15 leitos de enfermaria.  Com isso, somados aos leitos de tratamento que estão no Pronto Atendimento Municipal (PAM 24H), o município atinge a marca de 114 leitos exclusivos de covid-19, aumentando a oferta em 240%, nos últimos 15 dias.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que, mesmo com todo o esforço que está sendo feito, há 25 pacientes acomodados em poltronas no Hospital de Campanha e 11 recebendo atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da parada 74. Assim, 36 pessoas aguardam leito hospitalar. Além disso, há mais de dez dias a rede de saúde de Gravataí não consegue nenhum leito fora da cidade pelo sistema GERINT (regulação das internações hospitalares que é gerenciado pelo estado do Rio Grande do Sul).
Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, esta foi a última medida possível de ser feita para a ampliação do número de leitos hospitalares.

“Esgotamos a capacidade de ampliação de leitos. Este é um grande esforço conjunto da prefeitura e da Santa Casa para darmos atendimento à nossa comunidade, mas, infelizmente, os recursos físicos e humanos são finitos. Por isso, é tão importante que todos façam a sua parte, usando máscara, álcool em gel e realizando o distanciamento social para contermos o contágio”, ressaltou Zaffalon.
O superintendente do HDJB, Dr. Antônio Weston, destacou que, com o avanço dos casos crescendo exponencialmente, foi preciso fazer toda uma reengenharia nas dependências da casa de saúde.

“Otimizamos algumas áreas, transferimos pacientes não covid para outros espaços e fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance para ampliar a capacidade de hotelaria. Até poucos dias, falávamos em 32 leitos para covid-19 aqui no Becker. Hoje, são 99 unidades disponíveis (94 SUS e 5 convênios), ou seja, três vezes mais”, disse Weston. No entanto, ele faz um alerta para a manutenção das medidas de proteção e distanciamento social e um apelo à consciência de cada gravataiense.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade