Inicia hoje a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 85 anos

Começa nesta quarta-feira, 10, a vacinação contra a Covid-19 de idosos com idade a partir de 85 anos, em Gravataí. A ação, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ocorrerá em cinco regiões da cidade, para tornar o processo mais ágil. Ao todo, Gravataí recebeu para esta segunda fase de imunizações 2.140 doses que serão distribuídas para atender os idosos que comparecerão nas unidades de saúde e os acamados.

A imunização ocorrerá nas unidades básicas de saúde Centro e São Judas Tadeu e nas unidades de saúde da família Águas Claras, Neópolis e Barro Vermelho (confira endereços e horários abaixo). Por conta disso, as pessoas que irão ser vacinadas nessa etapa precisam procurar a unidade de saúde, destas cinco, mais próxima da sua residência, munidas de documento de identificação com foto e comprovante de residência.

A coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa), Vanessa dos Santos Prates, diz que os locais onde serão realizadas as aplicações foram escolhidos por conta do fácil acesso na região inserida e de acordo com a quantidade de idosos. Ela explica que esta determinação foi feita por conta do baixo quantitativo de doses recebidas nesta remessa. “Teríamos muito poucas doses por unidade de saúde e isso dificultaria a imunização, pois acabariam em poucas horas”, comenta.

Sobre os acamados, Vanessa destaca que a secretaria já possui um levantamento deste público. “Diferente do nosso primeiro entendimento sobre os protocolos da vacinação nesta fase, apenas as pessoas acamadas com idade a partir dos 85 anos serão imunizadas nesse momento. Assim, para este público, entraremos em contato com as famílias para agendarmos a imunização domiciliar”, destaca a coordenadora, lembrando que aqueles que tiverem alguma dúvida podem entrar em contato pelo telefone 3600-7749.

Saiba os endereços e horários das unidades que estarão vacinando contra a Covid-19:
UBS CENTRO
Endereço: Rua Carlos Linck, 55
Horário: 7h às 18h
USF ÁGUAS CLARAS
Endereço: Rua Carlos Drummond de Andrade, 1030
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
UBS SÃO JUDAS TADEU
Endereço: Rua Félix Rodrigues, 195
Horário: 7h às 18h
USF NEÓPOLIS
Endereço: Avenida São Paulo, 65
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
USF BARRO VERMELHO
Endereço: Rua Sagrada Família, 275
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

Como estão os números da vacinação em Gravataí

Até esta terça-feira, 9, Gravataí recebeu 8.810 doses de vacinas contra o coronavírus. Destas, 2.797 já foram aplicadas na primeira fase, que contemplava profissionais da área da saúde das redes pública e privada, idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e pessoas com deficiência residentes em instituições.

Gravataí elabora um Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19

Para informar ainda melhor a sociedade sobre a imunização, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, elaborou o seu Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. No documento, é possível encontrar quem são os públicos-alvo de cada fase, entre outras informações. O documento trata-se de uma versão preliminar, que acompanhará as atualizações das esferas nacional e estadual.10

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade