Gravataí se prepara para abertura gradual e controlada do comércio e serviços | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Gravataí se prepara para abertura gradual e controlada do comércio e serviços

Gravataí se prepara para abertura gradual e controlada do comércio e serviços

Preocupada com a integridade dos cidadãos, a Prefeitura de Gravataí está se preparando para a reabertura gradual do comércio e outros serviços, que deve ocorrer a partir do dia 1º de maio, conforme último decreto do Governo do Estado do RS, acatado pelo prefeito Marco Alba. Assim, servidores municipais estão sendo preparados pelo Comitê de Solidariedade ao Enfrentamento do Coronavírus, para realizarem um trabalho de acolhimento e informação nas áreas de grande circulação da cidade. Durante toda a segunda-feira, 27, o prefeito Marco Alba realizou reuniões com pequenos grupos, para repassar informações sobre o combate a doença, as medidas que o município está adotando e como ocorrerá a abertura gradual do comércio e serviços não essenciais. Ao todo, neste primeiro momento, 50 servidores farão este trabalho na área central, Parque dos Anjos, Morada do Vale, Avenida dos Estados, entre outras vias de grande circulação. Os integrantes deste grupo estarão utilizando coletes verdes identificados e crachás.
Segundo o prefeito Marco Alba a intenção é acolher a comunidade neste momento delicado. “As pessoas precisam estar informadas e saber que o comportamento individual de cuidado, proteção e respeito ao outro, pode salvar dezenas de vidas.” Ele lembra que além do uso obrigatório de máscaras para todas as pessoas que estiverem circulando pela cidade, seja a pé ou de transporte coletivo, como ônibus, táxi e carro de aplicativo, manter a distância mínima de 2,0 metros é fundamental neste momento.
“Sabemos que muitas pessoas serão assintomáticas e que muitas não entendem ou não se preocupam em ficar doentes. Aqui, o precisa ficar claro é que ninguém tem o direito de colocar a vida do outro em risco. Estas medidas de comportamento pessoal são fundamentais para que não haja a contaminação acelerada das pessoas, o que determinará novamente o fechamento da indústria, comércio e serviços “, comenta o prefeito.
Para orientar as pessoas que estas mantenham o mínimo de distância regulamentar em paradas de ônibus e filas de lotéricas e bancos, a Prefeitura está pintando nas calçadas marcações. “Com isso, ajudamos aqueles que por ventura estejam distraídos a se manterem na distância regulamentar”, explica Alba.