Gravataí retorna à bandeira laranja depois de dois meses de restrições | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Gravataí retorna à bandeira laranja depois de dois meses de restrições

Gravataí retorna à bandeira laranja depois de dois meses de restrições

Na manhã desta terça-feira, 1º de setembro, o prefeito Marco Alba anunciou, durante uma live na página da Prefeitura de Gravataí, que o município voltou a ser categorizado como bandeira laranja. O Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado foi atualizado na noite da segunda-feira. Dessa forma, são necessárias alterações no Decreto Municipal que orienta sobre os serviços durante a pandemia do Coronavírus. O Termo de Responsabilidade Sanitária, documento preenchido pelos comerciantes da cidade para continuar atuando, também será atualizado.

Marco iniciou sua fala tranquilizando a população e garantindo que as aulas não voltam no dia 8 de setembro, como sugeriu o governador. “Precisamos estabelecer protocolos que a Secretaria da Saúde, a Vigilância em Saúde, o Ministério Público local e o Conselho de Educação julgam seguros. Precisamos de mais tempo para garantir a segurança dos alunos, professores e de toda a população.”
Em seguida, o secretário de Saúde Jean Torman falou sobre o decreto e as adequações necessárias. “Voltando à bandeira laranja, teremos alterações em todos os protocolos de desempenho de atividade econômica. Ao todo, são 132 atividades que precisam de regulação. Haverá ampliação de capacidade de atendimento e de trabalho, será preciso revisar todas as ações.”

Jean ainda lembrou que tudo está sendo feito para respeitar as medidas de combate ao Coronavírus. “Estamos desenvolvendo e reescrevendo o projeto nos moldes estabelecidos pelo Governo do Estado. Teremos um novo Termo de Responsabilidade Sanitária que os comerciantes precisarão assinar, tudo para que essa flexibilização seja feita de forma segura.” O prefeito encerrou a live pedindo a colaboração de toda a população. “Essa flexibilização não significa que voltamos ao normal, mas que devemos continuar nos cuidando. Ainda precisamos utilizar a máscara, manter o distanciamento interpessoal, utilizar álcool em gel e, sempre que possível, lavar as mãos. Também pedimos aos comerciantes que mantenham os cuidados, com responsabilidade e amor ao próximo passaremos por esse momento.”