"Vereadores têm obrigação de desvendar essa caixa-preta do Ipag", afirma presidente da Câmara | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

“Vereadores têm obrigação de desvendar essa caixa-preta do Ipag”, afirma presidente da Câmara

“Vereadores têm obrigação de desvendar essa caixa-preta do Ipag”, afirma presidente da Câmara

Em vídeo de aproximadamente sete minutos, Nadir Rocha afirma que Câmara cumprirá seu papel de fiscalizar os assuntos relacionados ao município | Foto: Facebook/ Reprodução

A Câmara de Vereadores de Gravataí divulgou na segunda-feira, em sua página no Facebook, um vídeo em que o presidente do Legislativo municipal, Nadir Rocha, se pronuncia sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará as contas do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí (Ipag).

Em vídeo de aproximadamente sete minutos, Rocha afirma que a Câmara cumprirá seu papel de fiscalizar os assuntos relacionados ao município e vai investigar os motivos de o Ipag estar enfrentando problemas financeiros. “A câmara se preocupa pelo momento que a instituição está passando. Vamos buscar de uma vez por todas os responsáveis por esta fase preocupante do Instituto. Os vereadores têm a obrigação de desvendar essa caixa-preta do Ipag”, afirmou.

Após a CPI ser instalada, o presidente da Câmara garantiu que vereadores de todos os partidos participarão do processo. “O Ipag não tem partido. Vereadores de todos os partidos representados nesta casa vão participar da Comissão”, garantiu. “Vamos buscar alternativas para o futuro do Instituto”, completou.

A situação do Ipag

Recentemente, a presidente do Ipag, Kelen Cristina Jardim Copa, explicou a atual situação das finanças da autarquia. “A dotação orçamentária de 2017, que é feita através da receita arrecadada no ano anterior, é de R$ 14,5 milhões, e a média de gastos mensais é de R$ 2 milhões”, contou. Sobre um possível fechamento, Kelen garantiu que “não haverá extinção”.

O Ipag é um órgão municipal e tem a finalidade de garantir benefícios previdenciários e dar assistência à saúde dos servidores públicos municipais de Gravataí. Atualmente, o Instituto de Previdência conta com cerca de seis mil segurados. Já o IPAG-Saúde tem aproximadamente dez mil beneficiários