No último dia 10, o delegado Rodrigo Bozzetto assumiu o comando da Delegacia Regional Metropolitana. Na 1ª e na 2ª DP, o comando está com Márcio Zachello. | Fotos: Rodrigo Cassol/JG
Nos últimos dias, algumas das Delegacias de Polícia da região estão sob novo comando. Na Delegacia Regional Metropolitana, de Gravataí, que também responde pelos municípios de Cachoeirinha, Alvorada, Glorinha e Viamão, o delegado Rodrigo Bozzetto, de 42 anos, assumiu a titularidade no último dia 10. “Venho com um novo desafio, que é o de administrar toda a região e buscar minimizar os índices de insegurança. Nosso foco será o combate aos crimes patrimoniais, além de trabalhar de forma bastante efetiva na questão dos crimes contra a vida”, disse o novo delegado.
Questionado sobre o que já sabe sobre a região, Bozzetto lembrou dos altos índices de criminalidade. “Sei que é uma região com índices elevados. Sei, também, que há uma carência de policiais na região – e já estou trabalhando, com as pessoas responsáveis, para tentar diminuir esse problema”, explicou. Sobre os pontos positivos, o delegado destacou os profissionais da Delegacia. “O grupo daqui, como um todo, é muito bom, bastante proativo. Isso se reflete nos índices de resolução de crimes, que são ótimos”, lembrou.
Natural de Tuparendi, no Norte do Estado, Bozzetto está substituindo o delegado Carlos Wendt. O novo titular da Delegacia Regional já teve passagens por diversas delegacias e departamentos da Polícia Civil. Antes de assumir a Regional, Bozzeto era diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). “As mudanças dentro da Polícia Civil são positivas, pois fazem com que os profissionais encontrem novos desafios. A sociedade precisa entender que essa trocas nos comandos são normais”, finalizou o delegado, que não tem um período de atuação estipulado.
1ª e 2ª DP estão com delegado Zachello
Desde o último dia 11, a chefia da 1ª e da 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí está com o delegado Márcio de Jesus Zachello, de 48 anos. Para ele, a principal meta de sua gestão é coibir ações ligadas ao tráfico de drogas e à prática de crimes violentos contra o patrimônio. “Vamos tentar impedir a ação de quadrilhas, associações criminosas e facções que estiverem ligadas a esses delitos. Sabemos que os roubos com arma de fogo podem resultar em ações violentas, e isso precisa ser prioridade. Em relação ao tráfico de drogas, se a gente conseguir estancar esse problema, vamos reprimir, automaticamente, diversos outros delitos” contou Zachello, que lembrou a importância de descapitalizar líderes de organizações criminosas.
Paulistano de nascimento, o novo delegado atua na Polícia Civil do Estado desde 1999. Nos anos de 2004 e 2005, Zachello trabalhou na 1ª DP de Gravataí. Antes de assumir o novo desafio, o delegado estava no Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). No momento, Zachello acumulará as funções nas duas delegacias. No entanto, a tendência é de que um novo nome seja anunciado para administrar a 2ª DP – o que ainda não tem data marcada para ocorrer. Antes de Zachello, comandavam a 1ª e a 2ª DP, respectivamente, os delegados Alencar Carraro e Rafael Sobreiro.
Felipe Borba deixa a Delegacia de Homicídios
Nesta terça-feira, o delegado Felipe Borba anunciou sua saída da Delegacia de Homicídios de Gravataí. “A partir de hoje (terça), não respondo mais pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Gravataí, sendo removido para Porto Alegre. A partir desta quarta-feira, o delegado Eduardo Amaral passará a ser o titular”, disse Borba. A reportagem do Grupo 2M tentou contato com o novo delegado, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. Antes de chegar a Gravataí, Amaral atuava em Viamão.
DPs de Cachoeirinha e Delegacia da Mulher sem mudanças
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a 1ª e a 2ª DP de Cachoeirinha não terão alterações em seu comando no momento. Atualmente, estão à frente das Delegacias os titulares Leonel Baldasso (1ª) e Newton Martins (2ª). Ainda conforme a assessoria de imprensa da Polícia Civil, não há informações, no momento, sobre uma eventual troca na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Gravataí. No momento, a titular do local é a delegada Priscila Salgado.