Gravataí na mira do Tecnosinos para instalação de incubadora tecnológica

O prefeito Luiz Zaffalon, acompanhado pela secretária Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, recebeu a diretora de inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, para tratar da participação de Gravataí no projeto Programa +Startups – o termo em inglês usado para definir empresas que ainda são jovens ou recém-criadas e apresentam grandes possibilidades de crescimento. Neste contexto, Gravataí seria o segundo município a receber a iniciativa. A primeira unidade vai ser instalada em Esteio.

A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento dessas empresas em todo o Rio Grande do Sul e oportunizar aos municípios escolhidos a inserção na economia do conhecimento, como opção à economia local, possibilitando a participação de empresas de base tecnológica, sediadas nas cidades parceiras, no programa de incubação da Unitec (Unidade de Inovação e Tecnologia), incubadora do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos). Além disso, visa promover a retenção de jovens talentos na região. Para ter uma incubadora local da Rede Unitec, a Prefeitura precisará disponibilizar um espaço físico com cerca de 300 metros quadrados, equipado com internet. Além disso, deverá realizar um edital de chamamento, com uma banca avaliadora para a escolha das dez primeiras startups participantes.

Vocação do município é prioridade

A iniciativa, em Gravataí, deverá ter foco na vocação do município nas áreas automotiva e de logística. “Gravataí, por conta do seu potencial econômico e tecnológico, foi uma das escolhidas pelo Tecnosinos para a apresentação do projeto e, com certeza, temos muito interesse e vamos fazer todo o possível para ser um polo tecnológico. Se preciso for, buscaremos inclusive parceiros para tornar viável essa oportunidade”, disse o prefeito Zaffalon.

O Tecnosinos, por sua vez, oferece toda a estrutura de aprendizado, base tecnológica e supervisão do trabalho das startups. A parceria vai promover o empreendedorismo inovador e acelerar o desenvolvimento regional através de negócios de alto valor agregado. “Em Gravataí, nossa incubadora trará uma janela de oportunidades para novos empreendedores da área de inovação e para jovens talentos. A partir da criação de startups estaremos contribuindo para um novo tipo de desenvolvimento para o município, baseado na economia do conhecimento, e que trará importante agregação de valor as competências do município, como por exemplo nas aplicações em logística, indústria 4.0, microeletrônica, automotivo, entre outros”, ressaltou Susana Kakuta.

Para a secretária Selma Fraga a vinda de um polo tecnológico como Tecnosinos para Gravataí marca o posicionamento da administração municipal no incentivo a novos negócios e na geração de mais empregos. “Trata-se de um avanço na aceleração na área da inovação e tecnologia. Uma conquista relevante, que impulsiona e reitera a importância do empreendedorismo e da nossa capacidade enquanto polo de tecnologia, que buscará reconhecimento internacional para Gravataí”, comentou Selma. Participaram também do encontro a assessora técnica do Tecnosinos, Sandra Schäffer, e o consultor voluntário Paulo Renato Ardendhi.

Sobre o Programa +Startups

Lançado em outubro de 2020, o Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais desenvolve uma modalidade de incubação híbrida, que é direcionada a agentes externos, como prefeituras e polos setoriais, que estejam interessados em alavancar o desenvolvimento regional ou local através do surgimento e maturação de novas empresas de base tecnológica. Nessas novas unidades, a Unisinos também poderá disponibilizar outros serviços de educação, como por exemplo, polos de educação a distância, cursos de extensão e projetos corporativos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade