Gravataí deve adotar medidas definidas pela bandeira laranja

Nesta semana, Gravataí passa a adotar as regras da bandeira laranja do Sistema Estadual de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul. Isso porque, o prefeito Luiz Zaffalon, assinou na tarde de sábado, 9, o Plano de Cogestão Regional, juntamente com outros quatro prefeitos dos municípios que integram a região 10 (R10) do mapa definido pelo governo estadual para o monitoramento da pandemia do Coronavírus. O encontro ocorreu na Prefeitura de Porto Alegre. Por conta disso, um novo decreto está sendo elaborado pelos técnicos da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo o prefeito, com este documento assinado pelos executivos municipais da R10 e protocolado no Estado busca-se uma maior flexibilização das atividades econômicas, mas com o reforço da fiscalização. “Queremos gerir saúde e economia de forma a proteger todos, melhorando as condições de quem precisa trabalhar. Faremos uma fiscalização mais rígida das aglomerações desnecessárias. Entendemos que empresários e a sociedade como um todo já possuem a expertise da maneira correta de agir para preservar as vidas, os seus negócios e os empregos”, afirma Zaffalon.

O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, que esteve na reunião neste sábado, juntamente com o prefeito e a Procuradora-Geral de Gravataí Samanta Soares, destaca que este pedido de abrandamento da bandeira vermelha para a laranja é possível, principalmente, por conta das condições que o sistema de saúde, incluindo o percentual de ocupação dos leitos de UTI na R10 estão apresentados neste momento. “Porém, é preciso ficar claro que protocolos sanitários e de distanciamento social mais rígidos são fundamentais para que consigamos manter esse cenário.”

Além de Zaffalon, assinaram o documento os prefeitos Miki Breier (Cachoeirinha), Sebastião Melo (Porto Alegre), Valdir Bonatto (Viamão) e Paulo Corrêa (Glorinha). Embora não tenha enviado nenhum representante a reunião o município de Alvorada confirmou ao prefeito Melo, sua adesão ao plano. A Cogestão Regional é um plano estruturado de prevenção e enfrentamento, que permite a adoção de protocolos de uma bandeira imediatamente anterior. Assim, um município na bandeira vermelha, por exemplo, poderá adotar as regras sanitários da bandeira laranja, como é o caso de Gravataí.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade