Gravataí conclui o primeiro dia de vacinação contra o Coronavírus

A Prefeitura de Gravataí iniciou nesta quarta-feira, 20, a imunização contra a Covid-19 nos profissionais da saúde e idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Adultos acima de 18 anos, com deficiência intelectual e física, moradores de Residenciais Inclusivos, também estão recebendo a primeira dose da CoronaVac. Segundo a Vigilância em Saúde (Viemsa), foram vacinados 465 trabalhadores da saúde e 59 idosos, o equivalente a 35% do total de 1.474 doses a serem aplicadas.

Neste primeiro momento, o município recebeu 1.474 vacinas do Governo do Estado. Para uma efetiva imunização, a população precisa tomar duas doses do imunizante, que também será enviada pela Secretaria Estadual de Saúde. Para essa ação, a Secretaria Municipal da Saúde montou uma logística que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI). A Prefeitura pretende aplicar a vacina em um terço da população, até o início de junho.

O Ministério da Saúde reitera, no Informe Técnico da Campanha de Vacinação que, à medida em que forem disponibilizados outros quantitativos de vacina pelos laboratórios produtores, o Programa Nacional de Imunizações irá dispor de novas grades de distribuição e cronogramas de vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, todos os trabalhadores de saúde serão vacinados e receberão vacinas nas fases posteriores, ampliando-se gradativamente a oferta a este público.

De acordo com a coordenadora da Viemsa, Vanessa dos Santos Prates, o município agiu de forma rápida para vacinar os grupos preferenciais. “Já havíamos elaborado um plano de como essa ação iria ocorrer. Vacinamos os profissionais da saúde e tomamos todos os cuidados na hora de fazer a aplicação nos idosos das Instituições de Longa Permanência”, disse. Nesse primeiro dia, receberam a vacina, os moradores das ILPIs Recanto Verde, Fraterno Auxílio, Bem Estar, Gadenz, Santa Rita de Cássia, Três Figueiras, Família Fleury e Vó Oliria. Em 15 dias, Gravataí dará continuidade ao plano de vacinação, aplicando a segunda dose da vacina.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade