Governo do RS anuncia obras de sinalização na 118 com base em proposta feita pela Prefeitura | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Governo do RS anuncia obras de sinalização na 118 com base em proposta feita pela Prefeitura

Governo do RS anuncia obras de sinalização na 118 com base em proposta feita pela Prefeitura

Prefeitura entregou na semana passada mais uma proposta, desta vez com a solução de um sistema semaforizado

Depois de reiteradas cobranças feitas pela Prefeitura de Gravataí, que no último dia 19 protocolou (mais uma vez) na sede da Superintendência do Daer em Esteio projeto de melhoria na segurança do trânsito entre a ERS-118, Avenida Centenário e Plínio Gilberto Kroeff, o governador Eduardo Leite anunciou na sexta-feira, 23, após sobrevoar aquele trecho, obras emergenciais para a solução do problema.

Pela proposta, a Prefeitura prevê a criação de uma nova faixa de armazenagem para conversão ao Distrito Industrial, com a permissão de conversão de duas faixas. O sistema controlará todos os movimentos existentes hoje nesse cruzamento. O estudo apresentado pelo Município possibilitará uma sustentabilidade de até cinco anos. A proposta foi entregue ao superintendente do Daer em Esteio, Ernesto Luiz Vasconcellos Eichler.

Durante reunião com o secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí, Adão Castro, e o adjunto Guilherme Ósio, o superintendente Eichler afirmou que a proposta seria enviada para análise da diretoria técnica. Passam por esses cruzamentos e pela rótula da ERS-118 mais de 70 mil veículos por dia. “O Daer, em princípio, entendeu que a proposta era viável, pelo menos até a construção de um viaduto no entroncamento da ERS-118 com a Centenário”, afirmou Adão Castro.

Ao receber a informação, o secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí celebrou a reação do governo estadual, uma semana após a Prefeitura formalizar mais uma proposta para a solução de um dos mais graves problemas de tráfego na região. “O governador falou em projeto emergencial, com sinalização. Não dizem abertamente o que será nem quem vai executar, mas a nossa tratativa é para um sistema semaforizado. Não há outra saída emergencial”, reitera o secretário.

“Tecnicamente, eles só podem executar o nosso projeto. Caso contrário, só a construção do viaduto ou de uma trincheira. Se a ideia é resolver mesmo, pra ontem, é isso que eles têm de fazer. Se for para planejamento a longo prazo, aí tem uma série de outras propostas”, completou Adão.

Em 2019, já haviam ocorrido duas tratativas junto à direção do Daer no sentido de buscar uma solução para este que se tornou um dos mais graves problemas de tráfego na região. No entanto, até hoje o Daer não se manifestou sobre esses encaminhamentos feitos pela Prefeitura de Gravataí, o que fez com que o Município voltasse a apresentar uma segunda proposta. Por enquanto, a orientação é para que os motoristas sejam prudentes ao usar aquele trecho da ERS-118, que é mal-iluminado e mal sinalizado. Com a palavra, o Daer.