Foi dada a largada! | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Foi dada a largada!

Foi dada a largada!

Provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram aplicadas em Gravataí. Nas últimas edições, dois alunos do município chegaram ao pódio com medalhas de Prata e Bronze.

Da Escola Estadual de Ensino Médio Emília Viega da Rocha, no Bairro Itacolomi, saiu o gravataiense melhor colocado da última edição da olimpíada. Thiago da Mota Alves, aluno da 7º ano do ensino fundamental, conquistou a medalha de prata, sendo a quinta melhor nota, desta categoria, em todo estado. Este ano, além de participar novamente das olimpíadas de matemática, o jovem estudante aguarda a cerimônia onde será entregue a premiação.

A escola de Thiago aplicou as provas da 11º OBMEP nos três turnos, totalizando mais de 400 participantes. Destes alunos, apenas os 19 melhores prosseguirão para a próxima fase. Os selecionados passam por um novo exame no dia 12 de setembro, na segunda etapa da olimpíada.

DSC02702

Outra instituição do município, que obteve ótimos resultados em edições anteriores da olimpíada de matemática, também aplicou as provas nesta terça-feira. A Escola Municipal Santa Rita de Cássia, na parada 68, participou desta edição com aproximadamente 300 alunos. Em 2012, o aluno Wesley Gonçalves, hoje no terceiro ano do ensino médio, conquistou a medalha de bronze na 8º edição da olimpíada.

As provas têm 20 questões objetivas de múltipla escolha e são aplicadas para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os estudantes são divididos em três níveis: 6º e 7º anos; 8º e 9º anos; e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A 11ª edição da competição nacional bateu recorde de inscrição, com 47.582 escolas inscritas, de 5.538 cidades, o que corresponde a 99.48% dos municípios do país. A estimativa é que 17,9 milhões de estudantes participem. Os resultados dos premiados serão divulgados no dia 27 de novembro, pelo portal da Obmep.