Fim das linhas circulares na região das Moradas | 2M Notícias

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Fim das linhas circulares na região das Moradas

Fim das linhas circulares na região das Moradas

Itinerários dos ônibus Transcal que atendem a Morada do Vale voltarão ao sistema anterior na próxima segunda-feira (17)

O retorno ao antigo formato foi definido após reunião entre o superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, e o prefeito de Gravataí, Marco Alba, acompanhados do secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro. As novas alterações passam a valer a partir de segunda-feira (17), com o objetivo de atender as reivindicações da comunidade.

A Metroplan informa que o itinerário da Morada do Vale I, volta a sistema anterior, ampliando o atendimento na Avenida Rondon, com reforço nos horários de pico. Serão dois horários matutinos e quatro horários vespertinos.

Os horários executivos irão substituir os seletivos, operando de forma alternada, ou seja, horários até o Centro irão ser executivos, e os da linha Praia de Belas, por serem mais viagens, seletivos.

O Itinerário da linha Morada do Vale II, via Anchieta, volta ao sistema anterior. A linha Cairu via Assis Brasil continuará passando pela Rua Ladeira, permanecendo o atendimento aos usuários que foram beneficiados, com ampliação de quatro horários, um pela manhã e três pela tarde.

Conforme a Metroplan, o sistema de multitarifas permanece e haverá um acompanhamento diário das linhas. No total haverá aumento de 13 horários, sendo 10 comuns e três executivos. Dos 49 horários seletivo, 25 passaram para executivo.

“A reunião foi importante, pois, a partir da Metroplan, órgão que regula e fiscaliza o transporte intermunicipal, buscamos atender as reivindicações da comunidade. Após as definições, a Transcal deve retomar as linhas existentes anteriormente, restabelecendo e ampliando itinerários e horários na região”, destacou o prefeito Marco Alba.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, informa que dos 49 horários ofertados 25 linhas contarão com transporte executivo. “Serão mais opções de horário, garantindo qualidade à população”, ressaltou.

Comissão alcançou o objetivo

Quando as últimas alterações de itinerário entraram em vigor, no dia 29 do mês passado, surgiram diversas reclamações de usuários do serviço de transporte na região das Moradas. Uma comissão, representando a comunidade, foi formada para encaminhar estas reclamações e sugestões à Transcal. O grupo foi escolhido durante uma reunião entre a  empresa de transporte público e moradores. Além disso, os membros da comissão discutiram e sugeriram soluções para o problema que estava afetando a população local.

Segundo Robinson Batista, um dos integrantes da comissão, depois da última reunião no sábado (8), na Igreja Santa Rita, eles perceberam que o retorno ao modelo antigo era o desejo da maioria. “Um dos impasses das negociações eram as pessoas que foram favorecidas com o novo itinerário. Como a empresa se propôs a voltar ao itinerário antigo, e fazer pequenas alterações para que essas pessoas não saíssem prejudicadas, ficou mais fácil”, salientou Batista.

O único bairro que não está sendo atendido por esta nova alteração de itinerário é o residencial Ibiza. Conforme a comissão, seria pelo fato de ter sido projetado originalmente como condomínio fechado e não oferece uma estrutura necessária para circulação dos ônibus.

“Nosso objetivo era abrir um canal de comunicação entre usuários e empresa, e conseguimos alcançar nosso objetivo” finalizou Batista.