Escola Municipal de Ensino Especial para Surdos completa 25 anos

Referência na educação de pessoas com deficiência auditiva e surdez, a Escola Municipal de Ensino Especial para Surdos (EMEES), completou 25 anos, nesta quarta-feira (21/7). Com história na busca por uma educação de qualidade para a comunidade surda do município, a escola atende, atualmente, 38 alunos que, além do ensino bilíngue, conta com profissional na área de fonoaudiologia, de assistência social e com sala de recursos. O prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância da escola para o município. “Uma instituição que já formou cerca de 240 alunos merece todo o nosso respeito e admiração. São 25 anos de trabalho voltado ao desenvolvimento de pessoas com deficiência que saem da escola, encaminhadas para serem inseridas na sociedade e no mercado de trabalho. Isso só é possível, devido à educação de qualidade que recebem”, disse Zaffa.
Em ritmo de festa, a comunidade escolar preparou um momento, em meio à aula presencial, para cantar parabéns na língua de sinais. Entre os alunos, o sentimento de pertencimento e gratidão foi tão evidente que até mesmo os alunos que estudam, na forma não presencial, participaram de uma reunião virtual para comemorar o aniversário da escola.
Fundada em 1996, inicialmente como anexo da Escola Municipal Parque dos Eucaliptos, a escola teve início atendendo 17 alunos e, ao longo da sua trajetória, já chegou a atender até 80 estudantes. Com ensino bilíngue e, predominantemente, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), os alunos podem ingressar na escola ainda na pré-escola, a partir dos quatro anos de idade. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a instituição conta, hoje, com 15 professores, sendo dois surdos. A diretora da EMEES, Mariur Batista, destacou a importância de um professor surdo na escola. “Sem dúvida é uma referência para os alunos, que se espelham nestes profissionais”, disse. Mariur Batista reforçou também que a escola não é apenas um local de aprendizagem regular para os alunos, mas um espaço onde se é trabalhada toda a cultura surda, a busca pela identidade dos alunos e das famílias. A vice-diretora, Daniela da Silva, contou, também, que, além do atendimento aos alunos, a instituição fornece curso às famílias, gratuitamente, para que haja uma maior integração entre os alunos e os seus familiares.
Para a professora Rosemary Fortes, atuante na escola há 17 anos, celebrar os 25 anos deste projeto que começou pequeno, mas já transformou a vida de tantas pessoas, é fantástico. Apaixonada pela educação inclusiva, Rosemary, destacou, a importância do espaço para as pessoas surdas e relembrou que, durante alguns anos, a instituição chegou a atender, também, adultos, a partir de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A secretária municipal da Educação, Sonia Oliveira, lembrou que nos 25 anos da escola, a instituição passou a contar com mais um reforço no atendimento aos alunos e às famílias. Agora, a EMEES, também, conta com sala de recursos, especializada, em deficiência auditiva e surdez. O local possui atendimento especializado para a estimulação precoce e para a reabilitação de crianças que estão passando pelo processo de transição na perda de audição. “Nosso objetivo é que os alunos tenham um ensino de qualidade, com professores qualificados, promovendo, como nestes 25 anos, um ambiente totalmente inclusivo e especializado nas salas de aula”, reforçou Sonia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade