Declaração foi dada em meio à comemoração de aniversário do Instituto de Previdência de Gravataí
Nesta segunda-feira (14), o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí (IPAG) completou 21 anos. A presidente do IPAG, Kelen Cristiane Jardim Copa, afirmou que o fechamento do IPAG-Saúde não passa de especulação. “Em nenhum momento nós cogitamos o fechamento. Temos, sim, um déficit. Mas não haverá extinção”, afirmou. Sobre a falta de recursos, Kelen disse que “a dotação orçamentária de 2017, que é feita através da receita arrecadada no ano anterior, é de R$ 14,5 milhões, e a média de gastos mensais é de R$ 2 milhões”.
Durante a comemoração, realizada na sede do Instituto, a presidente aproveitou para comentar sobre a importância do IPAG. “É um privilégio estar nesse momento significativo do Instituto de Previdência. Ele é essencial para o município. Nossos cerca de 40 servidores prestam serviços de excelência para a cidade. Todo mundo participa junto e está trabalhando pelo Instituto”, lembrou. O prefeito de Gravataí, Marco Alba, reforçou a relevância do Instituto. “Estamos aqui, nestes 21 anos, para reafirmar o compromisso ao IPAG com respeito, determinação e responsabilidade”, disse.
O Instituto de Previdência conta, atualmente, com cerca de 6 mil segurados. Já o IPAG-Saúde tem aproximadamente 10 mil beneficiários.
Contenção de gastos
Conforme a presidente do IPAG, algumas medidas de corte de despesas estão sendo tomadas. “As contenções são de cirurgias e exames que não tinham urgência. Às vezes, até quatro cirurgias bariátricas eram feitas por mês. Agora, foram escalonadas a cada dois meses”, completou.