EducarWeb é a aposta do município para atividades remotas

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), iniciou a entrega das atividades não presenciais por meio da plataforma digital “EducarWeb”. Este ano, somente será feita a entrega presencial ao aluno que não possui acesso à internet. A primeira semana servirá para que cada instituição de ensino avalie a quantidade de alunos sem acesso à internet para que seja possível organizar uma forma de entrega das atividades presencialmente.

Para o professor da rede municipal, estão disponíveis os recursos de envio de atividades e interação, por chat, com os alunos. A plataforma serve também como ferramenta de envio de atividades e acesso ao Google Classroom, Forms, Meet, YouTube e outros sites. Além disso, no sistema ficam armazenadas informações referentes à postagem de atividades pelo professor, visualização por parte dos alunos, envio das respostas e as interações realizadas.

Para o estudante, o EducarWeb serve como visualizador de atividades e canal de comunicação com o professor. A ferramenta também está disponível como aplicativo para celular para facilitar o acesso a quem não possui computador.

De acordo com a secretária da Educação de Gravataí, Sonia Oliveira, a Smed está disponibilizando formações e criando vídeos de tutorial para familiarizar os professores com a plataforma. “Em breve, todas as escolas estarão trabalhando através do portal. Entendemos a necessidade de voltar a atender os alunos presencialmente. Ninguém substitui o contato direto com o professor, mas, infelizmente, a situação nos obriga a continuarmos distantes. Não sabemos até quando ou em que momento este retorno será possível, mas tenho fé que, de maneira escalonada, com os cuidados que o momento exige, aos poucos, retornaremos”, destacou a secretária.

Na prática, como funciona?
Para a professora Katiuscia de Almeida Custodio, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jerônimo Timóteo da Fonseca, a experiência tem sido boa. “A plataforma informa quando o aluno visualiza as atividades e, também, quando responde. Podemos corrigir as atividades on-line, e o aluno recebe a correção. Temos um chat onde é possível interagir, caso tenham dúvidas. O EducarWeb possibilita que enviemos atividades escritas, fotos, links e mais. É uma ótima ferramenta”, afirma a professora.

Sobre a adesão dos alunos, a supervisora escolar da Emef Jerônimo Timóteo da Fonseca, Mariclei Soares Martins, conta que ela vem crescendo. “Em 2020 utilizamos essa ferramenta de forma a oferecer atividades on-line aos alunos. Iniciamos com poucos acessos, mas, hoje, a grande maioria dos alunos da área utiliza o EducarWeb. Nas séries iniciais, o número vem crescendo a cada dia”, contou.

Katiuscia ainda reitera que a Smed ofereceu treinamento para os professores. “Tivemos uma capacitação sobre o funcionamento da ferramenta, e, também, nos disponibilizaram vídeos explicativos que repassamos aos alunos sobre como visualizar e responder atividades”, lembrou a professora.

Em uma conversa com sua mãe, Jacira Alves, o aluno Davi Elias Rodrigues da Silva, que está no 6º ano, conta como ficou impressionado com a ferramenta. “Achei bem legal, pois mostra que os professores viram e corrigiram a atividade. A gente não faz por fazer. Isso é uma coisa que não tinha na minha outra escola, que era particular”, contou.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade